Ele ressalta que objetivo da propositura é o de garantir a pavimentação no trecho que do, interliga a região Norte do Estado ao Sul do Pará através da ligação da BR 235 a BR 163, ligando também ao nordeste Brasileiro via BR 242 (corredor multimodal).
Tal providência se faz necessária para integrar as regiões, desconcentrar o dinamismo econômico, promover o desenvolvimento equilibrado em todo o território mato-grossense, e assim, reduzir as desigualdades regionais nivelando os indicadores sociais.
Mato Grosso é um Estado de dimensões continentais. Possui 906.806 km², que corresponde a 10,61% da área total do país. A área do Estado é um pouco maior que a área da França e Alemanha, que juntas somam 904.049 km², sendo, sua extensão territorial, com certeza, um dos fatores positivos que influenciaram no crescimento da agricultura.
Atualmente, Mato Grosso é líder na produção de grãos em nosso país, sendo o responsável por 25% da produção nacional, o que representa 1/4 de todo grão que o país produz.
O deputado ressalta que "se por um lado a grandeza territorial é positiva, por outro, vem limitando a comercialização da produção de grãos, em função da deficiência do sistema de infraestrutura de transporte e logística pela falta de pavimentação de suas estradas". Para Fraga a vasta extensão do Estado de Mato Grosso e, ainda,a distribuição dos polos produtores por todo o seu território, incontroversa é a necessidade da criação do maior número possível de alças viárias para o escoamento da produção.
Para José Domingos é clara e imprescindível a a pavimentação do trecho para garantir mais uma rota com grande importância econômica para Mato Grosso.
Fonte: AL – MT