Política

Deputado pede que ministro da Casa Civil interfira em ação da PF em garimpo ilegal

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) foi à Casa Civil, em Brasília, pedir que o ministro Ônix Lorenzoni intervenha na ação da Polícia Federal em garimpos em Aripuanã (1.050 km de Cuiabá). Ele recebeu o prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho (MDB), na manhã desta terça-feira (8).   

“Minha assessoria já está atrás do ministro Ônix Lorenzoni para que nós protocolemos um documento para que não sejam queimados os maquinários, para que na paz a gente resolva esse conflito”, diz ele em vídeo.

A PF deflagrou nesta segunda-feira (7) a segunda fase da Operação Trype para combater o garimpo ilegal. O foco é da operação é um grande garimpo em Aripuanã cuja exploração iniciou em outubro de 2018. Conforme da Polícia Federal, o local uma população flutuante média de 1,5 mil.

Ainda conforme da polícia, além de degradação ambiental a exploração ilegal tem gerado problemas sociais no município como aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas e prostituição.

Hoje, a Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) divulgou a morte de um garimpeiro em confronto com oficiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais). Conforme a secretaria, o Bope foi o primeiro e entrar no garimpo, atendendo ao cumprimento de uma ordem judicial que determina intervenção da área, na Serra de Santo Expedito, a 13 km da cidade de Aripuanã.

Foi orientado que os garimpeiros saíssem do local e passassem para triagem. Em um barraco, um garimpeiro,  não identificado, teria disparado contra os policiais. Um oficial revidou  e acertou  o garimpeiro com dois tiros.

No vídeo divulgado em redes sociais, o prefeito Jonas Canarinho defendeu os garimpeiros, dizendo que “a economia” da cidade de depende das atividades do garimpo. “Sabemos que são pessoas do bem, o comércio precisa, Aripuanã precisa de vocês. Mas, infelizmente, nós temos essa operação”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões