Política

Deputado muda de projeto de lei para tentar aprovação do FEX ainda hoje

O deputado federal Fábio Garcia (PSB) tenta manobra para acelerar a votação de projeto de lei que destrava a transferência de recursos do FEX (Auxílio de Fomentação à Exportação) aos Estados vendedores de commodities. Ele protocolou nesta quarta-feira (6) um requerimento na presidência da Câmara dos Deputados para votação de projeto da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) já aprovado no Senado.

O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) deve colocar em votação na sessão de hoje à noite da bancada de Mato Grosso sobre o mesmo tema. No entanto, como ocorreu na semana passada, a votação pode se adiada por análise de MP (Medida Provisória) que trava a agenda de pautas.

“Se a gente der preferência este projeto [da senadora Lúcia Vânia], ele passa pela Câmara e vai direto para sanção do presidente Michel Temer. Então, a gente vai tentar essa manobra para que acelere a votação e a liberação do recurso”, diz ele em vídeo divulgado na tarde hoje.

Por outro lado, a mudança de projeto de lei indica a possibilidade da proposta de bancada de Mato Grosso naufragar. Fontes ligadas ao Congresso afirmam que os deputados da base do presidente Michel Temer pode segurar a votação da proposta por indisposição do Planalto de liberar os recursos para os Estados exportadores. Mato Grosso tem valor previsto de R$ 500 milhões. Alguns parlamentares cogitariam apresentar emendas ao texto da bancada de Mato Grosso como medida para travar a votação.

Os deputados Fábio Garcia e Victorio Galli (PSC-MT), líder da bancada de Mato Grosso, ouvidos hoje pela reportagem, dizem não haver qualquer articulação para travar o projeto de lei nem para apresentação de emendas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões