O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que a duplicação da BR-163, no trecho entre Sinop e Guarantã do Norte, pode evitar a morte de ao menos 80 mato-grossenses nos próximos dois anos. “Falei para o ministro do TCU, Vital do Rêgo, que em dois anos pouparíamos, aproximadamente, 80 vidas em Mato Grosso. A maior parte dos acidentes com mortes neste trecho não duplicado da BR-163 é de colisão frontal”, destacou o parlamentar.
Com 220 quilômetros de extensão, o trecho é considerado o mais perigoso da rodovia, segundo o deputado. “Aquele trecho matou 144 pessoas nos últimos dois anos, porque são mais de 7 mil veículos que passam todos os dias nessa rodovia”, apontou. Diego Guimarães ressaltou que a duplicação não estava prevista no contrato original da concessionária Via Brasil, responsável pela gestão da estrada, mas que uma proposta de reformulação contratual está em análise no Tribunal de Contas da União (TCU).
A proposta da concessionária prevê um investimento de cerca de R$ 9 bilhões, em troca de uma ampliação de 15 anos no prazo do contrato de concessão. “A Via Brasil apresentou uma proposta para fazer uma modificação em seu contrato, que não previa a obra. A duplicação seria possível com esse investimento de, aproximadamente, R$ 9 bilhões e uma ampliação de quinze anos no prazo do contrato”, explicou o deputado.
Diego participou de uma reunião com representantes dos Três Poderes e do TCU, no início do mês, para discutir maneiras de agilizar a execução da obra. Ele informou que o tribunal tem até o dia 10 de agosto para encerrar a análise técnica e sortear um relator, que deverá emitir parecer final em até 45 dias. “Em 2023, iniciamos essa luta pela duplicação de Sinop até Guarantã, que é o ponto mais crítico”, reforçou.
Após a reunião, o parlamentar lançou uma campanha com um abaixo-assinado digital para engajar a população na cobrança pela duplicação. “Saí muito animado da reunião com o TCU. Temos um abaixo-assinado nas minhas redes sociais, é só entrar e assinar. Falei aos ministros e técnicos: ‘vocês têm que ver o Mato Grosso’. A BR-163 acaba sobrecarregada com a loucura de desenvolvimento”, completou.