O deputado estadual José Bonifácio (PR) e o cabo da Polícia Militar, Averaldo Vianna, se envolveram em uma briga na tarde deste sábado (7) após uma partida de futebol pelo Campeonato Tocantinense 2015, no qual os times Interporto e Tocantinópolis se enfrentaram. A confusão começou dentro do banheiro do estádio General Sampaio, em Porto Nacional, a 60 km de Palmas e cada um dos envolvidos conta uma versão diferente para o ocorrido.
Segundo o parlamentar, ele foi surpreendido pelo policial que estava a paisana e começou a discutir por causa das progressões e promoções concedidas aos militares no fim da gestão do ex-governador Sandoval Cardoso (SD) e cujos efeitos foram cancelados em fevereiro no governo Marcelo Miranda (PMDB). José Bonifácio disse que foi contra a aprovação dos benefícios e que durante a discussão foi agredido pelo policial.
O parlamentar afirma que não revidou as agressões do militar e que pretender fazer um pronunciamento oficial sobre o caso no plenário da Assembléia Legislativa do Tocantins, na capital, durante sessão na próxima quarta-feira (11). "Vou pedir para que a polícia tome providências sobre o ocorrido", declarou.
Já o policial militar conta uma outra versão. Averaldo Vianna diz que estava usando uma camisa do Interporto, que venceu o jogo por 2 a 1, quando foi surpreendido no banheiro com um soco. José Bonifácio é torcedor do Tocantinópolis e teria ficado irritado com a derrota do time.
Algumas pessoas teriam informado o cabo que o parlamentar havia dito que não iria aceitar nenhum torcedor do Interporto no banheiro enquanto ele estivesse lá dentro. "Eu não sabia disso e entrei. Fui surpreendido na saída do banheiro com um soco na boca e ele ainda disse que iria me transferir [de cidade]", afirmou o policial, que também alega não ter revidado as agressões.
Averaldo conta que fez um exame de corpo de delito ainda no sábado no Instituto Médico Legal, após ser agredido e que nesta segunda-feira (9) vai registrar um Boletim de Ocorrência contra o deputado na delegacia de Porto Nacional.
Registro
O vídeo ao lado mostra um trecho da confusão que começou em um dos banheiros do estádio. Na gravação, feita por um internauta que preferiu não ter a identidade revelada, é possível ver o momento em que dois homens impedem que o deputado seja agredido por um outro homem, de camisa branca, que entra na discussão.
O cabo da PM é o que está com a camisa amarela. Depois que o deputado está saindo do estádio acompanhado de amigos e torcedores, é possível ver Averaldo correndo e depois ele e José Bonifácio caídos no chão. Eles se levantam e a discussão continua, até que um policial militar fardado retira o cabo do local. O parlamentar precisou sair do estádio escoltado por policiais militares.
Investigação
O G1 tentou contato com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, para saber se a corporação vai investigar o caso, mas até as 15h30 deste domingo (8) nossas ligações não foram atendidas. Como nenhum dos envolvidos registrou ocorrência e como não há uma investigação sobre o caso, ainda não é possível saber o que realmente aconteceu.
Fonte: G1