Cidades

Denúncias de pistolagem no campo são apresentadas a Ouvidor Agrário

Gercino José da Silva Filho, onde recebeu várias denúncias. Dentre elas, a de pistolagem,  ameaças de morte à integrantes de associações de assentados e aceitação de documentos falsos por técnicos do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e Incra .

Adão da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) denuncia que o Intermat e Incra tem validado certificados de posse de terra com apresentação de documentos falsos. Denuncia, também, a ação de jagunços na área de gleba Marzagão além das fazendas Aldeia da Serra I e II, Santo Antonio, Água boa, Nossa Senhora aparecida, Toca da Onça, Santa Maria e Serra Azul.

Foto: Pedro Alves O denunciante supõe que os fazendeiros formaram uma associação e contrataram pistoleiros para deferem suas áreas e fazerem ameaças de morte aos líderes dos trabalhadores rurais. Essa área em conflito circunda Bom Jardim (150 Km de Cuiabá) e os distritos do Manso (86 km de Cuiabá) e Marzagão (128 km de Cuiabá). Inclusive, no corpo da denúncia, nominaram dois possíveis mandatários de ameaças que já foi encaminhada à Polícia Federal.

A Associação Nova União traz provas de falsificação de documentos através de seu presidente Sebastião Pereira. Entregou ao desembargador, por exemplo, um inventário datado de 1930 e julgado por um Juiz chamado Mário Neves, da comarca de Cuiabá e, esse mesmo inventário, aparece datado de 1980 e julgado pelo mesmo juiz que já se comprovou que nunca existiu.

Já a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Recanto das Siriemas, por seu Presidente Joaquim Moreira dos Santos, atesta que cerca de 400 famílias vivem em um assentamento, próximo à estrada da ponte de ferro, perto dos bairros Altos da Serra e Dr. Fábio Leite, na periferia norte de Cuiabá. Alega que já foi ameaçado por um juiz de direito, conforme reclamação encaminhada ao Corregedor Geral da Justiça de Mato Grosso, e que agora está sendo ameaçado novamente por pessoas que querem a desocupação da área. Todas as denúncias e pedidos feitos ao ouvidor foram entregues pelos representantes das associações.

Dr. Gercino, em exclusiva ao CircuitoMT, disse que “analisarei os conteúdos das denúncias e as que forem pertinentes serão encaminhadas aos órgãos responsáveis para apuração”.

Foto: Pedro Alves Quanto às ameaças de morte, “caso seja constatada, as vítimas poderão ser incluídas no Programa Nacional dos Direitos Humanos de Proteção à Testemunhas”, esclareceu o desembargador. Disse também que já encaminhou pedido para criação do cargo de Delegado Agrário na Polícia Civil apenas para tratar de conflitos no campo “ e que manterá contato direto com a Ouvidoria Agrária”, concluiu.

Por: Rita Aníbal, da reportagem

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.