Internacional

Dentes indicam que homem chegou à China há pelo menos 80 mil anos

Estudo contraria ideia de que Homo sapiens saiu da África há 60 mil anos.

Um conjunto de 47 dentes dentes encontrados numa caverna indicam que o homem moderno (Homo sapiens) chegou à China há pelo menos 80 mil anos, período em que a maioria dos pesquisadores considera que a nossa espécie não tinha saído muito da África, onde surgiu.

As escavações de um sistema de cavernas  que se estende por 3 quilômetros quadrados no sul da China levaram à descoberta dos dentes humanos, assim como de restos de hienas, pandas gigantes extintos e dezenas de outras espécies animais.

Os investigadores não encontraram ferramentas de pedra no local. Assim, é provável que os seres humanos nunca viveram na caverna, mas seus restos foram levados para lá por predadores, como informa o site da "Nature", revista em que a descoberta foi publicada.

Os dentes encontrados são, sem dúvida, de Homo sapiens, segundo disse María Martinón-Torres, paleoantropóloga do University College London, que fez o estudo com os colegas Wu Liu e Wu Xie-jie do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim. Seu pequena tamanho, raízes finas e coroas planas são típicas de humanos anatomicamente modernos.

Determinar a idade dos dentes foi complicado, pois eles não continham carbono radioativo, que desapareceu depois de 50 mil anos. Assim, a equipe datou vários depósitos de calcita na caverna e usou a variedade de restos de animais para deduzir que os dentes humanos têm provavelmente entre 80.000 e 120.000 anos de idade.

Essa idade contraria a ideia convencional de que o Homo sapiens da África começou a colonizar o mundo apenas cerca de 50.000 a 60.000 anos atrás, diz Martinón-Torres.

Evidências humanas mais antigas já foram encontradas em outros lugares fora da África anteriormente, como em Israel, mas foram consideradas sinais de tentativas frustradas de migração. O achado na China, ao ser tão distante do continente africano, demonstraria que o Homo sapiens conseguiu colonizar a Ásia antes do que se pensava.

Fica a dúvida de por quê o homem moderno demorou dezenas de milhares de anos para chegar à Europa, onde os restos mais antigos têm cerca de 45 mil anos. Uma possibilidade é que a presença de neandertais tenha mantido o Homo sapiens longe, até a quase extinção dos primeiros. O clima da Europa na Era do Gelo também pode ter representado uma barreira.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que