Nacional

Demissão na Mercedes-Benz provoca greve na unidade do ABC

Os metalúrgicos da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, entraram em greve nesta quarta-feira (22) por tempo indeterminado em protesto contra 500 demissões ocorridas, na última sexta-feira (17). Nessa unidade, onde são produzidos caminhões, chassis de ônibus e outras peças automotivas como motores e câmbio, trabalham cerca de 10 mil pessoas.

Segundo a assessoria de imprensa da montadora, a greve não é parcial e parou toda a linha de produção, envolvendo cerca de 4 mil trabalhadores do turno da manhã.

Os demitidos integravam o quadro de cerca de 750 metalúrgicos que há quase um ano estavam em lay-off, quando os contratos de trabalho ficam suspensos temporariamente.  Por meio de nota, a Mercedes argumentou que o corte foi motivado pela queda da demanda de veículos no mercado. “Essa medida é necessária para a Empresa tentar gerenciar o excedente em sua fábrica, que além de os 750, tem outras 1,2 mil pessoas excedentes”.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, criticou as demissões. “Cada vez que os trabalhadores aceitam o jeito de a empresa gerir o pessoal, hoje falam em 500 companheiros, amanhã podem demitir mais 500 e assim por diante. Não podemos aceitar e a nossa reação será a altura”.

O diretor administrativo do Sindicato, Moisés Selerges, afirmou que o sindicato vai cobrar do governo federal as propostas dos Programas Nacional de Renovação da Frota de Caminhões e o de Proteção ao Emprego. “ Vamos lutar pelo tempo que for necessário”.

De acordo com o último balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sobre o desempenho mensal da indústria automobilística no Brasil, os licenciamentos de caminhões caíram 29,8% em março deste ano sobre o ano passado e, no acumulado do primeiro trimestre, houve um recuo de 36,6%, totalizando 19,3 mil unidades. A produção teve queda de 49,3% .

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus