Primeiro e único dono do cinturão do peso-mosca do UFC, Demetrious Johnson quer entrar para a história da organização batendo um recorde de ninguém menos que Anderson Silva: o de maior número de defesas seguidas de cinturão. O "Mighty Mouse" já chegou a cogitar um retorno aos galos (começou no UFC nessa categoria). Porém, a busca pela marca é um dos motivos para ele não subir de peso e enfrentar alguém nos galos.
– Teve uma época que eu cheguei para o Matt Hume (seu treinador) e falei: "Matt, eu acho que estou pronto para isso, estou pronto para lutar no peso-galo. Eu quero o pessoal na ponta da cadeira dizendo 'C… o campeão vai subir para os galos'". Mas ele me disse: "Existem coisas maiores, DJ". Ele disse que eu posso superar a marca do Anderson Silva e isso é grande. Esse é o meu objetivo e é onde está meu coração agora – contou o campeão ao canal americano "Fox Sports".
Outro motivo do lutador não subir de categoria é porque ele teria que enfrentar atletas maiores e que fora do período de competição pesam muito mais do que ele. Johnson deu um exemplo que um dia estava pesando 62kg, quase um quilo a mais do limite do peso-galo. De acordo com o campeão dos moscas, se perguntarem ao atual dono do cinturão da categoria acima (Dominick Cruz), seu peso provavelmente será de 72,5kg.
Johnson vai em busca da oitava defesa de cinturão seguida contra Henry Cejudo na co-luta principal do UFC 197. "Mighty Mouse" não perde desde a derrota para Dominick Cruz, em outubro de 2011, e está invicto há dez lutas. Cejudo tem um cartel imaculado, com dez triunfos em dez combates.
<b>UFC 197</b>
23 de abril de 2016, em Las Vegas (EUA)
<b>CARD PRINCIPAL:</b>
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Jon Jones
Peso-mosca: Demetrious Johnson x Henry Cejudo
Peso-leve: Anthony Pettis x Edson Barboza
Peso-médio: Robert Whittaker x Rafael Natal
Peso-pena: Yair Rodriguez x André Fili
<b>CARD PRELIMINAR:</b>
Peso-mosca: Sergio Pettis x Chris Kelades
Peso-meio-médio: Danny Roberts x Dominique Steele
Peso-palha: adversária a definir x Juliana Lima
Peso-leve: Glaico França x James Vick
Peso-meio-pesado: Marcos Pezão x Clint Hester
Peso-leve: Efrain Escudero x Kevin Lee
Fonte: G1