Política

DEM deve ter reunião esta semana para decidir situação delicada de Mendes

O DEM deve decidir esta semana a situação do partido com o governador Mauro Mendes para a eleição suplementar ao Senado. O presidente do diretório estadual, Fábio Garcia, vem sendo cobrado pelas lideranças por uma reunião com o governador. O foco da conversa será o posicionamento de Mendes quanto ao apoio a Carlos varo (PSD), Otaviano Pivetta (PDT) ou algum representante democrata. 
 
O ponto cruzado de Mauro Mendes vem sendo visto como delicado para ele mesmo e como desconfortável ao DEM, a depender do caminho que o governador tomar.  

“Eu entendo que ele está na situação delicada. Ele tem três apoiadores, três amigos ligados à eleição ao Estado e que agora pretendem disputar o mesmo cargo. Não será nada fácil. Por isso, estamos cobrando o presidente Fábio Garcia para marcar uma reunião com ele para a gente conversar, há alguns dias. Mas, como ele se acidentou e precisou ficar fora do Estado, a data está sendo adiada. Mas, acho que nesta semana sai uma decisão”, diz Júlio Campos. 
 
O ex-governador é um dos nomes cotados pelo DEM para concorrer ao Senado. O projeto tem sido fortalecido por uma articulação paralela e de fora do partido. O objetivo é lançar um candidato para representar o Baixada Cuiabana. Até o momento, outros quatro partidos já mostraram interesse a formar consenso – PP, PSDB, MDB e PSB.  
 
“A gente acha que o ‘velho Mato Grosso’ deve ter um representante, para não ter somente representante de Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop. Uns 40% dos 2 milhões dos votos estão na Baixada Cuiabana. Por que não ter um representante então?” 
 
Júlio Campos diz que é considerada a possibilidade de liberar o governador Mauro Mendes para apoiar seu nome de preferência, por causa da relação estreita com os três nomes. Mas, admite que a situação poderá ficar desconfortável se apoio ir para alguém de fora do DEM. 
 
“Eu entendo que a situação dele é delicada. Mas, venha bem: ele é a figura política maior que terá apoio público para algum candidato. Como ficará a cara do candidato do DEM para percorrer o Estado. É uma situação desconfortável, seja eu, ou o [Dilmar] Dal Bosco ou o [Eduardo] Botelho” (ambos deputados estaduais).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões