O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando a jornada de trabalho do delegado de polícia de Colíder (634km de Cuiabá/MT), Carlos Francisco Moraes. O inquérito foi aberto pelo promotor de justiça Álvaro Padilha de Oliveira nesta quarta-feira (20).
Consta na denúncia que, o delegado não estava trabalhando durante o período das 13h a 19h, deixando situações de trabalho que ocorrem fora deste período para unidades próximas que estiver atendendo em plantão policial.
“O Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindipo/MT), orienta os delegados cumprir apenas o expediente de oito horas, fora deste período não devem permanecer em regime sobreaviso, pois este regime conta como horas trabalhadas na proporção de 1/3 de horas extras. Se houver presos, flagrante ou outra ocorrência, a Polícia Militar deve procurar o local mais próximo onde tem plantão”, orienta o Sindipo/MT.
No inquérito consta que a postura do delegado não for mudada prejudicará a segurança pública e o trabalho entidades policiais. “Esta atitude acarretará desvio da atribuição da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que não são responsáveis pelos autos de prisão em flagrante delito”, relata.