Entre os dias 9 de janeiro a 5 de março, a Delegacia Fluvial de Cuiabá realiza a Operação Verão 2016/2017, em Mato Grosso. A ação é realizada pela Marinha do Brasil, nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio.
De acordo com informações da DPC, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Este ano, a Campanha “Se liga, você é o capitão”, traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer. A Campanha promove a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano de modo seguro.
Dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que, no Brasil, somente no verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.
Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).
Ao longo de toda a Operação Verão 2016/2017, a Delegacia Fluvial de Cuiabá, subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, se mobiliza para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Para isso, Agentes da Autoridade Marítima Brasileira intensificarão as ações de fiscalização nos rios de Mato Grosso, envolvendo os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.
A Operação Verão 2016/2017 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.