A Superintendência de Políticas Esportivas Especiais, da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, prepara uma grande recepção aos para-atletas que representaram Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares 2015, que ocorreram em Natal (RN), entre os dias 23 e 28 deste mês. O Estado conquistou cinco medalhas na competição, sendo uma de prata e quatro de bronze.
A delegação do Estado, composta por 27 membros, desembarca no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, neste sábado (28), as 21 horas. Dos 27 membros 13 são atletas. A equipe conta com técnicos, chefe de delegação, dirigente, médica e enfermeira.
Eles chegam a Cuiabá com muitas histórias para contar das experiências que tiveram em Natal, principalmente no que diz respeito às conquistas das medalhas. Muitos dos resultados foram até surpreendentes, levando em conta o pouco tempo de preparação que o jovens para-atletas tiveram.
Logo no primeiro dia de competição as atletas Maria Lucilene França, Samara Pinho da Silva e Gleise Elen Chafrão, faturaram duas medalhas de bronze e uma de prata. Lucilene conseguiu o bronze no atletismo ao disputar a corrida dos 1500 metros. Samara ficou com a prata no tênis de mês por dupla. Já Elen ficou com o bronze no judô.
Na natação brilhou a estrela de Rai da Silva Souza, que levou a medalha de bronze para Mato Grosso, na disputa dos 50 metros livres. Samara voltou a disputar o tênis de mesa, na modalidade individual, e novamente se destacou conquistando a medalha de bronze.
Na modalidade de goalboll o time de Mato Grosso não conseguiu chegar à final. Mas, um dos jogadores, Paulo Isac, foi o artilheiro da modalidade com 38 gols. A equipe também surpreendeu ao vencer times tradicionais da competição, como a vitória por 17 a 19 sobre a seleção do Paraná.
O superintendente de Políticas Esportivas Especiais, Mário Marcio Pecora, prepara um evento para recepcionar a delegação de Mato Grosso. “Vamos receber os atletas e toda equipe de apoio com um jantar muito especial. Esses jovens representaram o nosso Estado maravilhosamente”, destacou Pecora.
O secretario Adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, também destacou o desempenho dos para-atletas e toda delegação. “O pessoal está de parabéns pelo esforço e dedicação. São verdadeiros guerreiros em prol do esporte matogrossense”.
O gestor também ressaltou que a ida para Natal servirá de subsídio para a realização dos jogos paradesportivos em Mato Grosso. Ele detalhou que técnicos da Secretaria Adjunta de Esportes fizeram relatórios sobre a competição em Natal. Essas informações servirão para organizar os jogos estaduais. “E depois disso, a nossa meta e receber a Paralimpíadas Escolares em 2018”, acrescentou Sinohara.
A delegação de Mato Grosso contou com o apoio logístico da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer, que custeou as passagens de todos os membros da equipe (atletas e staff técnico).
Já a Secretaria de Estado e Educação (Seduc) ofereceu todo o suporte e treinamento para os professores da rede estadual preparar os estudantes-atletas com deficiência física. A Seduc também custeou os uniformes de todos os membros da delegação.
Com assessoria