Os jogos de hoje (2) pelos Grupos G e H definiram todos os classificados das oitavas de final da Copa do Mundo FIFA do Qatar que serão os seguintes: Holanda e Senegal (Grupo A), Inglaterra e Estados Unidos (Grupo B), Argentina e Polônia (Grupo C), França e Austrália (Grupo D), Japão e Espanha (Grupo E), Marrocos e Croácia (Grupo F), Brasil e Suiça (Grupo G) e Portugal e Coreia do Sul (Grupo H).
O Uruguai passou por Gana por 2×0, com dois gols do craque flamenguista Arrascaeta, mas não conseguiu sua classificação as oitavas, pois a Coreia do Sul do técnico português Paulo Bento ganhou de Portugal por 2×1 e segue na competição. Os navegadores lusitanos mesmo com a derrota terminaram em primeiro do Grupo H.
Gana segue com sua maldição de perder pênaltis contra o Uruguai e assim ocorreu na partida de hoje quando o placar estava 0x0. O atleta ganês Andre Ayew, que estava no banco quando seleção ganesa perdeu para celeste olímpica na Copa da África do Sul nas penalidades, não converteu o pênalti concedido pelo VAR hoje na Copa do Catar e parou na defesa de Rochet. Na sequência o Uruguai marcou duas vezes com Arrascaeta e sonhou em ter a vaga para as oitavas de final, mas tudo acabou em pesadelo quando a Coreia do Sul bateu Portugal e se classificou.
A Coreia do Sul começou perdendo para Portugal que marcou com gol de Ricardo Horta aos 5 do primeiro tempo. Aos 27 minutos Kim Young-Gwon aproveitou a bola sobrada na pequena área portuguesa e empatou. Nos acréscimos do segundo tempo, aos 46 minutos, após um contra-ataque rápido pela direita, Hwang Hee-Chan fez o gol sul-coreano ao sair na cara do goleiro português e executar um certeiro chute que decretou a vitória. O jogo terminou e os atletas dos tigres asiáticos ficaram abraçados em campo esperando finalizar a partida entre Uruguai e Gana para explodirem em felicidade pela classificação.
Suiça e Sérvia fizeram um jogo movimentado com as equipes se alternando na vantagem do placar. A Suiça abriu o placar com Shaqiri aos 20 minutos e a Sérvia virou com Mitrovic aos 26 minutos e Vlahovic aos 35 minutos. Embolo empatou aos 44 minutos e Freuler deu números finais aos 48 miutos. Os Schweizer Nati (seleção nacional) suiços se classificaram em segundo lugar do Grupo G. A Sérvia retorna para casa sem nenhuma vitória já que não apresentou o futebol esperado por sua torcida.
O Brasil foi derrotado pelos leões indomáveis por 1×0 num golaço nos acréscimos marcado pelo craque Aboubakar que pegou a defesa brasileira aberta e com uma linda cabeçada deixou imóvel o goleiro Ederson. Antony e Martinelli fizeram boa partida com investidas na zaga camaronesa, mas todos os ataques brasileiros paravam na zaga ou no bom goleiro Epassy. A superioridade brasileira foi inconteste, mesmo jogando com vários reservas, mas se trata de Copa do Mundo e não existe nenhum neófito ou ingênuo no lado contrário. A derrota não causou maiores lesões e fica o recado que já foi dado a Argentina, França e Portugal: camisa não ganha jogo. Realmente, ganha jogo raça, vontade de vencer, conjunto e eficiência. Agora não pode mais errar e qualquer falha será fatal. Abra os olhos Tite.
Os confrontos definidos pelas oitavas de final são:
Holanda x Estados Unidos – Data: Sábado (3) Horário: 12h (de Brasília)
Argentina x Austrália – Data: Sábado (3) Horário: 16h (de Brasília)
França x Polônia – Data: Domingo (4) Horário: 12h (de Brasília)
Inglaterra x Senegal – Data: Domingo (4) Horário: 16h (de Brasília)
Japão x Croácia – Data: Segunda (5) Horário 12h (de Brasília)
Brasil x Coreia do Sul – Data: Segunda (5) Horário 16h (de Brasília)
Marrocos x Espanha – Data Terça (6/12) Horário 12h (de Brasília)
Portugal x Suiça – Data Terça (6/12) Horário 16h (de Brasília)