Foto: Ahmad Jarrah
Mais um pedido de habeas corpus foi protocolado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Nesta quinta-feira (28), após decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Saldanha Palheiro, negar o pedido de liberdade nesta quarta-feira (27).
O pedido é assinado pelo advogado criminalista Antônio Carlos Almeida. Silval está preso em Cuiabá desde setembro de 2015 acusado de chefiar uma quadrilha que cobrava propina de empresários para a manutenção de contratos com o Estado. Ele foi alvo de três prisões preventivas decretadas pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
O advogado Ulisses Rabaneda, um dos integrantes da banca jurídica de Silval, pontou que o STJ tem proferido decisões idênticas em casos semelhantes, motivo pelo qual a defesa estava confiante que ia reverter a decisão contrária no Supremo, que em ocasiões diferentes acolheu a argumentação da defesa.
A 1ª prisão do ex-governador foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 15 de março e a 2ª decretada na Operação Seven, foi derrubada pelo TJMT no dia 23 de março quando a 3ª Câmara Criminal, por 2 votos a 1, revogou a preventiva.Agora, a defesa tenta derrubar no Supremo a 3ª prisão preventiva que ainda mantém o ex-governador preso no Centro de Custódia da Capital.
(Fonte:GazetaDigital)