O advogado de Luiz Márcio Bastos Pommot, ex-secretário geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso acabou de entrar com pedido de habeas corpus na justiça. A informação é da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado. Pommot é suspeito de participar de um esquema de desvio de verbas da AL, no valor de R$ 10 milhões.
Contudo o processo segue em secredo de Justiça e por conta disso não se sabe a argumentação do advogado -, para tentar liberar seu cliente. O HC será analizado na Primeira Turma Criminal e o seu relator será o desembargador Bassil Rondon Dower Filho.
Assim como ex-deputado José Geraldo Riva (PSD) foi preso durante a operação Ventrículo, pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco). Contudo Riva conseguiu uma decisão do Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal que anulou a prisão preventiva proposta pela juíza do TJMT, Selma Arruda.
O advogado Júlio César Domingues Rodrigues também teve mandado de prisão decretado, contudo não foi encontrado pelos oficiais e é considerado foragido da justiça. Ele teria sido o elo que intermediou as negociatas pelo banco HSBC, no ano de 2013 e 2014.
A denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) contra os três, vem de uma conta que ao AL tinha que quitar com o Banco HSBC. Segundo apontam as suspeitas do MPE, Riva com auxílio de Pommot, Rodrigues e o também advogado Joaquim Camargo (que fez delação premiada) teriam feito um acordo para receber a quantia e quitar a dívida – contudo toda transação não foi informada para o banco.
Atualizada as 15h40min.
Riva é liberado de prisão após assinatura de juíza Selma Arruda
STF decide a favor de José Riva e revoga sua prisão
Delação de Romoaldo e Savi podem ter motivado prisão de Riva