Um imóvel tombado pelo patrimônio histórico, na Rua 7 de Setembro, em Cuiabá, passou por nova vistoria técnica da Defesa Civil Municipal a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A inspeção ocorreu na terça-feira (12). O objetivo foi reavaliar as condições estruturais do prédio, que já havia sido vistoriado em 2020 e apresentava problemas.
Na nova visita, os técnicos constataram que o local está desocupado, com paredes deterioradas e risco à segurança. O laudo será enviado ao IPHAN para providências.
A superintendente do IPHAN, Ana Joaquina, informou que o imóvel está abandonado há três anos e que há possibilidade de desapropriação por abandono ou dívida de IPTU.
A Justiça decidirá os próximos passos, podendo determinar a restauração ou responsabilizar o proprietário.