Da Redação
A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu nesta sexta-feira (28), situação de emergência no município de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). O reconhecimento foi publicado em portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje.
No mês de outubro, o município já havia decretado estado de emergência, em decorrência de um vendaval que causou grandes estragos na cidade.
Torres de transmissão e linhas de energia foram derrubadas e casas e comércios também foram atingidos.
A situação foi ainda mais grave, na zona rural do município. À época, famílias chegaram a ficar desabrigadas e precisaram ser recolhidas no ginásio de esportes da Escola José Nodari.
Com o reconhecimento da situação de emergência em âmbito federal, a prefeitura fica apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais.
Planalto da Serra
Também nesta semana, o governador Silval Babosa (PMDB), reconheceu, por meio do Decreto 2.611/2014, a situação de emergência decretada pelo município de Planalto da Serra (254 km da Capital).
Nos últimos meses, o município tem sofrido com as constantes chuvas que causaram prejuízos a muitas famílias. Em um dos episódios, ocorridos no final do último mês, fortes rajadas de vento derrubaram muros, árvores e dezenas de residências e comércios ficaram destelhadas. A Secretaria Municipal de Assistência Social tem percorrido diversas regiões da cidade para auxiliar os moradores prejudicados.
A situação de emergência já havia sido reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, conforme portaria publicada em no Diário Oficial da União, no último dia 12.