Mix diário

Defesa Civil de SP alerta para tempestades e ventos de até 90 km/h e ativa gabinete de crise

A formação de um ciclone extratropical na região Sul do país deve influenciar o clima de São Paulo, o que levou a Defesa Civil do Estado a emitir um alerta para condições de tempo mais severas entre a terça e a quinta-feira desta semana. O órgão indicou possibilidade de chuva volumosa, rajadas de vento muito fortes e queda de raios e de granizo em todas as regiões do Estado.

De acordo com a Defesa Civil, haverá chuva forte e volumosa em praticamente todo o Estado na terça-feira, 9, com risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis. Os volumes de chuva mais altos devem ser registrados nas regiões que fazem divisa com o Paraná, na área central e na faixa leste, que inclui regiões metropolitanas e o litoral.

O vento passa a ser o ponto de atenção na quarta-feira, 10, quando as rajadas devem ser intensas na faixa leste do Estado, com possibilidade de ultrapassar os 90 km/h. Ventos com essa velocidade aumentam o risco de queda de árvores, galhos e estruturas frágeis, além de poder causar interrupções temporárias no fornecimento de energia.

Com o início do afastamento do ciclone na quinta-feira, 11, o risco de temporais diminui, mas ainda pode haver rajadas de vento isoladas em regiões como área metropolitana de São Paulo, Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba, diz a Defesa Civil.

O órgão ativará o gabinete de crise, que tem como objetivo reduzir o tempo de resposta diante de ocorrências, durante o período mais crítico do alerta. A partir das 8h da terça-feira, as lideranças das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado de SP, SABESP, ARTESP e ARSESP estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE).

A Defesa Civil reforça que a população deve redobrar os cuidados durante a vigência do alerta. Veja a seguir as orientações:

Evitar áreas arborizadas durante ventos fortes;
Prender ou recolher objetos soltos que possam ser arremessados;
Nunca tentar atravessar áreas alagadas ou com enxurradas;
Atentar-se aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis e água lamacenta descendo pela encosta.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve