Cidades

Defesa Civil alerta riscos de alagamento em Cuiabá; ribeirinhos devem ser afetados

A Defesa Civil alertou a população, nesta terça-feira (21), sobre a situação dos córregos que cortam Cuiabá e comunicou que monitora os bairros que podem ser afetados após o aumento do nível do Rio Cuiabá com as chuvas intensas dos últimas dias.

A cheia do rio foi de 158,4% nos primeiros 20 dias de março, de acordo com a Defesa Civil do estado. Apesar do grande volume de água, a situação é considerada normal. A população ribeirinha deve ficar em alerta.

O nível de água do rio verificado pela Defesa nesta segunda-feira (20) alcançou 6,30 metros. A cota de alerta costuma ser a partir de 7,5 metros a 8 metros.

Na região do Grande Terceiro, a água está represada e, se voltar a chover forte, os córregos na região podem transbordar. A previsão do tempo para terça-feira (21) indica chuvas entre 30 e 60 mm ou 50 e 100 mm, com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Outros seis municípios decretaram situação de emergência devido às chuvas registradas nas últimas semanas. No entanto, até agora, apenas dois foram homologados pelo governo do estado.

Cuidados

Além de acompanhar as previsões do tempo e observar o comportamento dos córregos e rios, a recomendação da Defesa Civil é que ao observar a elevação do nível da água, as pessoas devem levantar os móveis, desligar os aparelhos elétricos da tomada e buscar locais mais seguros.

No momento da chuva, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão ou trafegar em áreas de inundação ou em ruas alagadas. No caso de ocorrência de raios e/ou chuvas intensas, os equipamentos devem ser desligados das tomadas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.