A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para a ocorrência de chuvas persistentes entre esta segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, com possibilidade de temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados. O aviso ocorreu após fortes chuvas que provocaram alagamentos em diversos bairros da capital e da região metropolitana de São Paulo neste domingo, 1º.
Segundo o órgão, a instabilidade é provocada pela atuação de um sistema meteorológico próximo ao território paulista. A previsão indica que os volumes mais elevados de chuva devem se concentrar na terça-feira, especialmente na faixa oeste do Estado, em áreas próximas à divisa com o Paraná.
Os modelos meteorológicos apontam níveis distintos de risco conforme a região. O grau é considerado muito alto no Vale do Ribeira e na região de Itapeva; alto nas regiões de Sorocaba e Bauru; e médio na capital e na região metropolitana de São Paulo, além da Baixada Santista, do Litoral Norte, da Serra da Mantiqueira e de áreas de Campinas, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Barretos e Franca.
Diante do cenário, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado manterá plantão 24 horas durante o período de instabilidade. O Gabinete de Crise atuará inicialmente de forma remota, com concessionárias mobilizadas, podendo migrar para atendimento presencial em caso de agravamento das condições.
Vias alagadas e moradores sem luz
No domingo, a capital paulista permaneceu em estado de atenção para alagamentos por quase quatro horas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE). As zonas norte e leste registraram a situação mais crítica, com o alerta estendido até às 17h.
A chuva resultou em pelo menos 22 pontos de alagamento, de acordo com o CGE. A Avenida Jules Rimet, próxima à região do estádio do Morumbis, na zona sul, chegou a ficar intransitável por mais de três horas.
O Córrego Morro do S, na mesma região, ameaçou transbordar na Avenida Carlos Caldeira Filho, na esquina com a Rua Joaquim Nunes Teixeira, durante grande parte da tarde. Um casal de idosos morreu no local após a forte chuva que atingiu a capital em 16 de janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o carro das vítimas foi levado pela enxurrada.
A chuva também afetou o fornecimento de energia elétrica. De acordo com a Enel, cerca de 74 mil pessoas chegaram a ficar sem luz por volta das 18h de domingo. Na manhã desta segunda-feira, o número caiu para 10 mil clientes afetados.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados 26 chamados para quedas de árvores entre 13h e 15h20. A corporação também foi acionada cinco vezes para enchentes e em três oportunidades para desabamentos na capital e região metropolitana.
Em Itapecerica da Serra, a Rodovia Régis Bittencourt registrou mais um alagamento que bloqueou o trânsito na região. A Arteris, concessionária responsável pelo trecho, informou que o bloqueio ocorreu na altura do quilômetro 286, no sentido São Paulo. O trecho foi interditado por volta das 14h02 e liberado às 19h42.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas e buscar abrigo durante os temporais, além de manter distância de árvores, postes e estruturas metálicas. Em regiões de encosta, o órgão recomenda atenção a sinais de deslizamento. Em emergências, o contato deve ser feito pelos telefones 199, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.
Mortes no Estado
Segundo o último balanço da Defesa Civil do Estado, São Paulo já registrou 14 mortes em decorrência das chuvas desde o início da Operação Chuvas, em dezembro do ano passado.
Veja a seguir todos as vítimas das chuvas no Estado de São Paulo:
1. Um homem morreu em 12 de dezembro em decorrência de um deslizamento, em Campos do Jordão;
2. Uma mulher morreu em 12 de dezembro após a queda de um muro, na zona leste de São Paulo;
3. Uma mulher morreu em 12 de dezembro após a queda de uma árvore, em Guarulhos;
4. Um homem morreu em 13 de dezembro em decorrência de uma descarga elétrica, em Juquitiba;
5. Um homem morreu em 14 de dezembro após ser arrastado por um rio, em Bauru;
6. Um homem morreu em 16 de dezembro após a queda de um muro, em Ilhabela;
7. Um homem morreu em 16 de dezembro após ser arrastado por uma correnteza, em Ilhabela.
8. Um homem foi encontrado morto em 19 de dezembro no Rio Tietê após uma enxurrada, em Guarulhos;
9. Um homem morreu em 29 de dezembro após desmoronamento de um muro, em Franca;
10. Uma mulher morreu em 14 de janeiro após uma árvore cair sobre o carro dela, em Taubaté;
11 e 12. Uma mulher e um homem morreram em 16 de janeiro após terem o carro arrastado por uma enxurrada, em São Paulo;
13. Um homem morreu em 25 de janeiro após ser arrastado por águas pluviais, em São Paulo;
14. Um homem morreu em 29 de janeiro após ser arrastado por uma enxurrada, em Piracicaba.


