Na manhã desta quinta-feira (18), a Delegacia Fazendária de Mato Grosso (Defaz), desencadeou a operação Edição Extra. A polícia confirmou a prisão dos secretários-adjuntos de Estado Elpídiio Spiezzi (Secom) e José de Jesus Nunes Cordeiro (SAD). Elpídio foi detido na própria secretaria, que fica no Palácio Paiaguás, instantes após iniciar seu expediente.
A ação é comandada pela delegada Liliane Murata. Ela visa derrubar um esquema de lavagem de dinheiro, que lesava os cofres públicos em cerca de R$ 40 milhões.
A vara de Ações de Combate ao Crime Organizado expediu mandatos de prisão para dois secretários adjuntos do Estado e quatro empresários do ramo gráfico.
A fraude, de acordo com investigações da Polícia Civil, teria ocorrido durante a realização de pregão no ano de 2012 para contratação de serviços gráficos para o Estado.
Equipes já foram encontraram em frente a dois condomínios de luxo da capital onde cumprem as ordens judiciais. Ao todo são seis mandatos de prisão e outros 16 de busca e apreensão.
A operação conta com oito delegados e 35 policiais e escrivães. A ação conta ainda com o apoio do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e do Ministério Publico do Estado (MPE).
Atualizada 09h15min.