Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (1º), pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), na Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, em postos de combustíveis, na residência e chácara do prefeito da cidade, Valdir Ribeiro, na casa de um secretário municipal e ainda em um escritório de contabilidade. As buscas também estão sendo realizadas em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo a Polícia Civil, existem suspeitas de fraudes no pagamento de terceirizados, além de indícios de desvio de verba pública. As buscas foram necessárias em razão da recusa da gestão atual em fornecer documentos à polícia. Os valores das supostas fraudes ainda serão apurados já que dependerá da análise documental.
A ação é coordenada pelo delegado Lindomar Tófolli. Todo material apreendido será encaminhado à sede da Defaz em Cuiabá. A investigação faz parte da Operação ‘Karcharias’ (tubarão, em grego), que apura crimes na gestão pública e corrupção.
As investigações que resultaram na operação iniciaram em janeiro, após requerimento do Tribunal de Justiça. A representação pelos mandados foi realizada pela Defaz, após a recusa da Prefeitura de Santo Antônio de Leverger em fornecer a documentação solicitada, tanto pela Câmara Municipal, quanto pela Delegacia Fazendária.
Dos seis mandados, três estão sendo cumpridos em Santo Antônio de Leverger, as outras três buscas são realizadas na casa do prefeito, Valdir Ribeiro, na casa do secretário de governo, Tony Bicudo, e em um escritório de contabilidade em Cuiabá.
A operação denominada “Leverger” conta com a participação de seis delegados, seis oficiais de justiça, três peritos criminais e 19 investigadores, com o objetivo de apreender documentos para comprovação das fraudes dentro da Prefeitura e eventual desvio de dinheiro público. Ainda não há um valor desvio, que deve ser averiguado, após análise dos documentos.
Com assessoria
Atualizada às 11h00