Política

Decisão do TSE pode manter Gilmar Fabris na disputa à reeleição

O deputado estadual Gilmar Fabris poderá continuar na disputa à reeleição, mesmo com a impugnação da candidatura pela Justiça Eleitoral. O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogado José Eduardo Alckmin diz que o teor da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso não levou em consideração o teor da súmula 44 da Superior Corte Eleitoral que assegura ao magistrado relator a concessão do poder de cautela diante de dano grave e irreparável. Neste caso, impedir o direito legítimo de Gilmar Fabris ser candidato à reeleição para deputado estadual.

“Prevaleceu o entendimento de que o relator do processo penal na Justiça comum não teria como suspender a decisão que o condenou pela suspeita de peculato. No entanto, a súmula 44 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra o entendimento predominante da mais alta Corte da Justiça Eleitoral: o relator jamais deixa o poder de cautela o que dá o ensejo para o magistrado conceder efeito suspensivo diante de dano irreparável”.

Alckmin diz que a decisão do TRE-MT não tem poder definitivo e poderá ser reformada nas instâncias superiores.

Por 4 votos a 3 a Corte Eleitoral entendeu que a decisão monocrática do desembargador José Zuquim de suspender a condenação pela suspeita do crime de peculato aplicada nos autos de uma ação penal ainda assim enquadra o parlamentar na lei da ficha limpa em razão da pena ter sido aplicada por órgão colegiado.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões