Mundo Tecnológico

“Dead Space 3” tem mistura bem dosada de terror e ação

Vídeos e declarações de executivos envolvidos no projeto apontavam que o jogo teria parte do terror sacrificado para dar lugar ao gênero de ação em terceira pessoa –movimento já feito de forma não tão bem sucedida pela franquia "Resident Evil".

Passado o lançamento nos EUA, que ocorreu na última terça-feira (5), as discussões continuam: "Dead Space 3" ainda é um jogo de terror? E, mais importante, é um jogo tão bom quanto os dois últimos episódios?

A resposta para as duas questões é "sim". Quem é fã da franquia vai notar que há muito mais ação do que terror neste último game, mas a modificação é uma evolução na fórmula e não um contra. E quem é novo na série vai conhecer um jogo amigável aos que não são iniciados no universo espacial do game.

O enredo se passa em 2514 e o jogador é Isaac Clarke, engenheiro que luta contra os Necromorphs, uma infestação alienígena, parecida com um vírus, que reanima corpos mortos de seres humanos em bichos bizarros. Não confundir com zumbis: os Necromorphs são rápidos, agressivos e podem mutacionar os cadáveres com mais membros e outras características.

Atirar na cabeça de um Necromorph não impede que ele continue andando. Se for suficientemente alvejado nas pernas para que não possa mais correr, tentáculos brotam das costelas e funcionam como patas de uma aranha.

Cabe ao jogador decepar os tentáculos e dar um pisão para, finalmente, dar um fim na vida do monstrengo. Em "Dead Space 3", não basta encher os inimigos de balas: a diferença entre a vida e a morte do protagonista pode estar na mira da arma. O game conta também com um elaborado sistema de modificação de armas, em que é possível personalizar peça por peça e recombiná-las para criar um novo arsenal.

O visual bem polido e sombrio, com grande ajuda da trilha sonora, consolidam a atmosfera pesada do game. O jogo é tenso mesmo nas partes do jogo em ambientes abertos no planeta Tau Volantis, repleto de gelo, onde a nevasca embaça a visão e esconde Necromorphs a poucos metros de distância.

Há um modo cooperativo em "Dead Space 3", no qual um segundo jogador pode entrar e sair a qualquer momento da história. O segundo protagonista é John Carver, que se juntará a Clarke para enfrentar os monstros e resolver quebra-cabeças do game. Alguns deles têm de ser resolvidos com a telecinésia –os protagonistas podem mover e atirar objetos com o poder da mente.

"DEAD SPACE 3"

DESENVOLVDORA E DISTRIBUIDORA Electronic Arts
PLATAFORMAS Xbox 360, PlayStation 3 e PC
LANÇAMENTO 5 de fevereiro (EUA) e 28 de fevereiro (Brasil)
AVALIAÇÃO Ótimo

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados