Mix diário

Davos: CEO da Nvidia diz que IA já gera ganhos e defende mais investimentos, apesar de temores

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou na quarta-feira, 21, que a inteligência artificial (IA) já gera ganhos econômicos concretos e exige mais – e não menos – investimentos, apesar dos temores de formação de uma bolha. Em sua primeira participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Huang disse que a tecnologia de IA representa “a maior construção de infraestrutura da história da humanidade”.

Segundo Huang, a IA pode ser entendida como um “bolo de cinco camadas”, composto por energia, chips, infraestrutura de nuvem, modelos e aplicações. Ele ressaltou que “a aplicação da IA é a camada mais importante”, diante de seus benefícios econômicos, acrescentando que setores como energia e semicondutores já estão se beneficiando economicamente com a adoção da tecnologia.

O executivo afirmou que todo país deveria construir infraestrutura de IA e avaliou que a base industrial da Europa é “muito forte”, o que deve ajudar na implementação da tecnologia na região. Para Huang, a IA também vai ajudar a reduzir a discrepância tecnológica entre economias desenvolvidas e emergentes.

Em relação ao mercado de trabalho, o CEO da Nvidia disse que a IA vai criar empregos, não eliminá-los, argumentando que a tecnologia está aumentando a produtividade e levando empresas de diversos setores a contratar mais. Huang acrescentou que a IA é “mais fácil de entender em comparação com avanços tecnológicos anteriores”, o que pode acelerar sua adoção.

Ao defender mais aportes, o executivo destacou a necessidade de ampliar a oferta energética. “Precisamos de mais energia”, afirmou Huang, reiterando que o avanço da IA depende de investimentos contínuos em infraestrutura para sustentar seu impacto econômico global.

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve