A Fifa se aproxima de uma decisão-chave sobre as tradição da Copa do Mundo. No próximos dias 19 e 20, em Zurique, na Suíça, o Comitê Executivo da entidade se reúne para decidir as datas do torneio de 2022, a ser jogado no Catar. A escolha óbvia seria optar pelos meses do meio do ano, mas o verão do país desértico torna a decisão importantíssima.
Uma força-tarefa da Fifa estudou as possibilidades por seis meses para concluir que, realmente, as temperaturas de 46º C são excessivas. Assim, a sugestão dos especialistas consultados pela própria entidade é realizar o Mundial do Catar entre novembro e dezembro. Resta saber se o Comitê Executivo aprovará.
A Copa do Mundo no final do ano gera uma série de problemas de calendário, mais preocupantes nos campeonatos europeus. Os torneios do Velho Continente historicamente começam em agosto e terminam em maio. Se o Mundial for confirmado entre novembro e dezembro, as ligas seriam interrompidas ainda na primeira metade.
A controversa escolha do Catar como sede aos poucos amarrou as mãos da Fifa, que agora se vê obrigada a escolher entre duas opções insatisfatórias. Ou ela deixa os clubes descontentes ou sacrifica a qualidade da Copa no deserto e a integridade física dos atletas.
Fonte: iG