Nacional

Datafolha aponta Dilma com 47% das intenções de voto

A oposição, de acordo com as  informações, recuou. Aécio Neves, do PSDB, que em outubro tinha 21% agora tem 19% e Eduardo Campos, do PSB, que tinha 15% chegou apenas a 11%.
 
O aumento da popularidade de Dilma não teve nenhuma relação com o de eleitores que declararam votar em braço ou anular o voto. O Datafolha apurou que em na pesquisa recente e a que foi feita em outubro, esse percentual permaneceu o mesmo, ficando em 23%. O instituto também pesquisou as intenções de voto em Lula, que não é candidato.
 
Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente teria 56% dos votos ganhando a eleição – assim como Dilma – também no primeiro turno. O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
De acordo com o levantamento feito pelo Datafolha, a presidente só não venceria hoje a eleição no primeiro turno nos cenários em que Marina Silva aparece como candidata. No entanto, como a ex-senadora está se mantendo como vice na chapa de Eduardo Campos, essa simulação,pelo menos por enquanto, não é válida.
 
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, testado num dos cenários, aparece com 15%, numericamente em segundo lugar. Dilma, com 44%, venceria no primeiro turno. Aécio teria 14%. Campos, 9%. Lula, se fosse candidato, venceria as eleições em todas as simulações.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus