Política

Dar aumento agora é assinar cheque sem fundo, diz governador sobre exigência de professores

O governador Mauro Mendes deve apresentar na próxima terça-feira (4) uma proposta para as reivindicações dos professores, em greve há cinco dias. O plano deverá apresentar alternativas ao pagamento da RGA (Revisão Geral Anual), da dobra de poder de compra e à chamada de aprovados em concurso. O governador Mauro Mendes afirmou que a decisão de atendimento das cobranças não depende “da vontade” do Estado. A aplicação tem impedimento de três leis, além da crise financeira.

“Nós não temos dinheiro para arcar com essas novas despesas e por estarmos estourado no limite de gasto, que é muito claro na Lei Responsabilidade Fiscal (LRF), na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual (LRFE), e a emenda que estabelece teto de gastos, nós temos três dispositivos legais que impedem o Estado neste momento dar aumento salarial. Não é uma questão de o Estado querer ou não querer”.

“Eu disse para eles que dar um aumento hoje seria a mesma coisa que emitir cheque sem fundo. O que eu posso apresentar de proposta, se não tem condição legal? Não tenho condições de fazer isso”.

“Nós dissemos para o governador que uma greve só se encerra com proposta, e ele disse que entende as cobranças que estamos fazendo, mas voltou a alegar a situação financeira do Estado. Ficou de protocolar no sindicato até a próxima terça-feira uma proposta, que vamos analisar em assembleia”, disse o professor Henrique Nascimento, membro do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público em Mato Grosso).

O sindicalista afirma que, no entanto, a greve pode durar no mínimo até o dia 10, se for seguido o cronograma de tramitação de documentos dentre as filiais do Sintep.

“Em tese, esse é o prazo. Mas, a depender, da proposta do governo e se for apresentada na segunda, por exemplo, podemos nos reunir antes para discutir a proposta. A greve não é uma decisão da direção do sindicato, e se o governador quiser o fim da greve que apresente proposta”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões