Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT
A Damásio Educacional está há 40 anos no mercado como referência em cursos preparatórios. Sua primeira unidade foi criada no estado de São Paulo, pelo professor Damásio de Jesus, advogado criminalista e Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália), também autor de mais de 20 livros.
Hoje o complexo educacional está presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, e conta com 250 unidades, em virtude do sistema de franquias iniciado em 2007.
A franquia já presente há oito anos em Mato Grosso, gerenciada pela empresária Adriana Zaque, disponibiliza para seus alunos um portfólio extenso com mais de 30 cursos nas áreas de carreiras públicas, carreiras jurídicas, exame OAB e mais de 14 títulos de pós-graduação, além de cursos para carreiras internacionais.
A unidade Cuiabá acaba de inaugurar o novo complexo, no dia 30 de julho, tornando-se a maior do Brasil. Essa nova unidade oferece aos alunos total acessibilidade e tecnologia de ponta com infraestrutura moderna composta por 19 salas de aulas, biblioteca, duas salas de estudo, sala de informática e sala de relaxamento.
O prédio inteiro tem sinal de rede wifi e as salas recebem aulas tele presenciais em high definition. ‘’A tecnologia é de transmissão porque não temos professores nas salas de aula, eles estão em São Paulo ministrando as aulas ao vivo, tirando dúvidas em tempo real e por isso a tecnologia tem que ser de ponta em relação a áudio e vídeo ‘’, explica Adriana.
Segundo a empresária, o complexo ainda traz uma novidade para os alunos que não têm tempo para estudar durante a semana, a Damásio Connect, em que o estudante faz o seu horário. ‘’O aluno contrata uma cabine de estudo no horário que ele preferir e durante esse tempo ele irá fazer o curso nela. Essa oportunidade veio para aqueles que têm uma rotina puxada durante a semana e não têm condições de estar em uma sala de aula’’, pontua.
Além de possuir altos índices de aprovação, chegando até 85% em concursos e no Exame de Ordem, o seu grande diferencial é o corpo docente, formado por 40 professores mestres e doutores altamente reconhecidos no mercado.
Construir o nome da Damásio em Mato Grosso foi um grande passo para a licenciada Adriana Zaque. ‘’Quando abri a unidade em Cuiabá, a minha primeira turma tinha 40 alunos somando com todos os turnos. A minha meta era conseguir, em dois meses, chegar a 200 alunos e antes disso eu já tinha superando esse número’’, conta com alegria.
Adriana pontua que sua felicidade é ver um aluno seu aprovado. ‘’Eu não vendo apenas um produto, eu vendo um sonho, uma oportunidade de transformar a vida de uma pessoa. Fico imensamente grata quando vejo que pude proporcionar isso a alguém’’.
Desde o ano de 2014 a Damásio Educacional é o curso preparatório para concursos que mais tem alunos no Brasil, sendo que a maior concentração desses alunos está na região Centro Oeste. Casa de apostas betwinner portugal
As mensalidades dos cursos variam de acordo com o que o aluno deseja estudar e os valores têm o piso de R$ 150,00, podendo variar dependendo do curso que escolher e o tempo escolhido para os estudos.
A nova unidade da Damásio Educacional está localizada na rua A, no Bairro Morada do Ouro (próximo ao Centro Político). O telefone para contato é (65) 3052-2188.
Educação a distância
De acordo com Censo de Educação Superior de 2014, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), entre os alunos deste método de ensino, a educação a distância cresce mais que a presencial nos últimos anos. O perfil dos estudantes EaD, na maioria dos casos, é de profissionais inseridos no mercado ou que desejam se inserir e que não tiveram oportunidade ou tempo de ensino de graduação tradicional.
Comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos atrativos da modalidade EaD, responsável pelo número cada vez maior de estudantes que optam por esta dinâmica de ensino.
O recém-formado advogado Eduardo Fonseca fez o curso preparatório para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e disse que para ele fez toda a diferença: “Não estava muito disciplinado estudando em casa, e um ambiente adequado, com professores qualificados, faz toda diferença na preparação para um prova como essa”.
Ele conta que indicou o curso preparatório para um amigo que estava estudando para concurso público: “Ele estava estudando há alguns anos e agora foi classificado em um concurso muito concorrido, mas ainda não foi chamado”.
Comparando os dados de 2011 aos atuais, o estudo apontou crescimento de 52,5% nas matrículas, alcançando a marca de quase 5,8 milhões de inscritos. Desse total, 74,4% das matrículas foram para cursos livres, 19,8% para cursos autorizados e 5,8% em disciplinas de cursos presenciais que podem ser realizadas a distância.
Confira detalhes da reportagem do Jornal Circuito Mato Grosso