DAMA INESQUECÍVEL
Quando nos referimos a uma dama inesquecível, logo vem à nossa memória a elegância ímpar da senhora Mariete de Souza Vieira, esposa do sempre lembrado conselheiro Dr. Enio de Souza Vieira, que foi um grande articulista política na época de ouro da UDN, marcou no cenário de Mato Grosso. Dona Mariete Vieira, como era conhecida nas rodas sociais cuiabanas, era presença obrigatória nos eventos vividos na capital onde a sua personalidade era um exemplo de referência e elegância. Uma excelente mamãe dedicada e esmerada na boa formação familiar dos seus três filhos: Carlos José, Lise e Mauro, eles foram os verdadeiros orgulhos da família Vieira na Grande Cuiabá. Era dona de uma enorme elegância, sempre voltada para o assistencialismo social. Sua residência sempre foi marcada pela arte em bem receber, tornou-se um símbolo de bom gosto e requinte, com ricos ornamentos, móveis raros e peças de arte do barroco brasileiro. Recebeu visitas ilustres, como as de governadores, desembargadores, políticos, juízes, conselheiros e bispos, enfim era sua marca ser boa anfitriã. Era também conhecida como a Diva da Elegância Cuiabana.
O CENÁRIO POLÍTICO
No cenário político de agora o nível dos candidatos está cada vez mais baixo, antigamente havia essa lavação de roupa suja, porém num nível mais elevado, sem ter influência da tecnologia. Havia menos partidos, todos tinham uma linha equilibrada. Naquela época se destacavam: UDN, PSD, Arena e MDB, e outros partidos que não eram muito de destaque no linguajar popular. Cada vez mais a política brasileira vem perdendo o sabor do voto consciente, só se veem escândalos de roubos, propina, tudo em troca de favores no cenário lama suja. Uma eleição que deixou saudades naquela época foi a campanha de dois sulistas, o engenheiro Pedro Pedrossian e Lúdio Coelho, para governador de todo Mato Grosso, e quem se consagrou por uma votação expressiva foi Pedrossian. Hoje em dia, o eleitor consciente tem medo de votar em alguns camaleões da política do Estado e do Brasil. Choram Marias e Clarices no solo do Brasil.
CÓDIGO DE POSTURA
Até hoje eu me lembro de várias primeiras-damas do Estado e de Cuiabá, que foram presenças marcantes ao lado dos esposos como governadores e prefeitos, com uma participação ativa como classe, simpatia nata à frente das causas sociais. A participação delas na vida política era de suma importância, principalmente nas campanhas, quando se ouviam comentários maldosos, o silêncio era uma forma de seu Código de Postura. Tudo mudou com as novas tecnologias, hoje em dia elas dão respostas ásperas nos seus comentários ao público e carregam mágoas no seu estado emocional, coisas que afetam o seu eu espiritual. Para viver bem neste mundo tão passageiro, temos que ter equilíbrio e amor ao próximo.