Com esta afirmação, Daltro rebate 'acusações' feitas por parte dos deputados estaduais, em especial Emanuel Pinheiro (PR), que recentemente vêm fazendo diversas críticas em relação ao edital que prevê a concessão do transporte intermunicipal.
Os parlamentares estariam afirmando que o edital lançado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager) irá promover um monopólio no setor. “Monopólio é o que existe hoje. A autoria de quebra de monopólio é do governador Silval Barbosa”, assegurou Daltro.
Questionado sobre a possibilidade de existirem deputados querendo ‘tumultuar’ o processo licitatório, Daltro foi categórico: “Qualquer pessoa, independente de ser deputado ou não, que entender que o seus interesses ou necessidades são diferentes do que está sendo proposto tem o direito de lutar pelos seus interesses”.
Entretanto, Daltro deixou claro que apenas uma decisão judicial é capaz de anular o certame. Isto porque a realização da licitação esta sendo feita em cumprimento a uma determinação da Justiça. “Aqueles que não quiserem a licitação deverão convencer o Judiciário”, salientou.
As declarações do vice-governador foram deitas na tarde desta quinta (15), durante uma coletiva concedida à imprensa. Na ocasião, ele ainda afirmou que irá comparecer na próxima reunião do colégio de líderes da Assembleia Legislativa (AL), juntamente com a presidente da Ager, Márcia Vandoni, para prestar esclarecimentos sobre o edital.
“Estarei acompanhado pela diretoria da Ager e pela equipe técnica da Fundação Ricardo Franco, que foi a consultoria que elaborou o projeto do novo sistema para Mato Grosso, para prestar todos os esclarecimentos necessários”, declarou.
Licitação
Daltro afirmou que desde a última segunda (12), quando foi lançado o edital de licitação, até esta quinta, 34 empresas já manifestarão interesse. Deste total, 26 são do Estado de Mato Grosso.
O vice-governador explicou que o recebimento das propostas será feito até as 13h, do dia 11 de abril e no mesmo dia, os envelopes começam a ser abertos.
O critério para escolha das empresas ou consórcios vencedores será o menor valor da tarifa para o usuário. A concessão será por 20 anos, prorrogáveis por mais cinco.
A expectativa da Ageré que com a licitação haja uma redução de 15 a 20% na tarifa do transporte intermunicipal.
Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso
Foto: Mary Juruna