Órgãos relacionados à defesa do consumidor divulgam o Boletim Sindec 2014 nesta segunda-feira (9). A publicação apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) durante o ano.
Ao longo de 2014 foram realizados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec. Uma média mensal de 206 mil consumidores atendidos. 62,7% desse número correspondem ao registro de reclamações e denúncias, e 37,3% a consultas e orientações prestadas aos consumidores.
O Boletim traz ainda o detalhamento dos assuntos mais demandados pelos consumidores brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, compreende informações não apenas do Procon Estadual, mas também de 20 Municípios, totalizando 51.375 procedimentos administrativos registrados no Sindec.
Para a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, o comparativo entre as regiões brasileiras e até mesmo entre estados demonstra que problemas relacionados aos serviços essenciais, como telefonia, ocorrem em todo o país, exigindo ações articuladas e integradas para solução.
“Também é gratificante constatar que setores em que o órgão regulador e fornecedores resolveram adotar medidas sugeridas pelas entidades de proteção e defesa do consumidor houve queda na quantidade de reclamações e melhoras na resolutividade dos problemas que chegaram ao Procon”, comemora.
Com relação a Mato Grosso, no Boletim Sindec são disponibilizadas informações sobre a evolução da quantidade de atendimentos (de 2012 a 2014); os assuntos e as empresas mais demandadas nos Procons em 2014.
Sindec
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é o sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.
(Assessoria)