Mix diário

Da cozinha aos coquetéis, em uma mistura de tradições

Ele podia ter virado empanadeiro, chef de restaurante estrelado ou hamburgueiro, mas Thiago Bañares resolver ser barman. E entrou esta semana na lista dos 50 Melhores Bares do mundo com o Tan Tan, que chegou à 31ª posição do ranking mais importante da coquetelaria.

A lista é uma iniciativa da World’s 50 Best Bars Academy, composta por 700 membros divididos por 28 regiões geográficas. Esses experts especializados no cenário global de bares são selecionados pelos Academy Chairs, espécies de “presidentes” regionais.

Auxiliar administrativo maluco por culinária, Bañares acreditou que seria designer industrial; no vestibular, passou em Economia e Odontologia. Aos 22, porém, preferiu se enfurnar no meio das panelas. “Não há um dia em que eu não pense em alguma coisa de cozinha, em pratos”, diz.

Foi vendo Alex Atala com Flávia Quaresma no Mesa para Dois, programa do GNT, que Bañares teve o estalo. Tempos depois, trocaria um salário de R$ 6 mil no escritório pelo de R$ 740 na cozinha do D.O.M.
Tempos depois, entre uma coisa e outra, o cozinheiro ajudou Rodolfo de Santis, seu antigo estagiário, a abrir o extinto Biondi, no Itaim; foi para o Arturito, de Paola Carosella; e se tornou especialista em hambúrgueres para ajudar Julio Raw a levar a Z Deli para Pinheiros.

PETISCOS

“Mas eu tinha muita fome criativa de fazer as minhas coisas”, conta. E, assim, em 2015, nascia o Tan Tan. “A ideia era um noodle bar, com base na cultura chuka, que nasceu de pratos chineses, como o ramen. Era o que juntava a minha história: a cozinha caipira da minha mãe com a asiática do meu avô de Macau. Também resolvi fazer coquetéis, porque, se desse errado, pelo menos o povo ia beber.” Os coquetéis não pararam de sair. E ele somou petiscos às massas do menu.

Em nove anos, o cardápio já viu os ramens irem e virem; sanduíches de frutos do mar (o da vez é de lula); batatas fritas (mas em tempurá e com ovas de salmão!). E a carta de drinks ganhou protagonismo.
Para que jamais falte adrenalina, Bañares reveza-se ainda entre o Kotori (que está no 50 Best Restaurants da América Latina) e a Liquor Store (bar nos Jardins). E cogita incluir entre suas paradas a versão física do Ototo (marca de obentôs que na pandemia funcionou como delivery).

Tan Tan
R. Fradique Coutinho, 153,
Pinheiros. Tel.: (11) 2373-3587.
3ª a 6ª, 19h às 23h; sáb., 12h às 16h
e 19h às 23h; dom., 19h às 23h

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve