Mix diário

Déficit fiscal de países da OCDE cai a 4,6% do PIB em 2023, mostra relatório bienal

O déficit fiscal de países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu para 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, segundo relatório bienal sobre governança pública global, divulgado nesta quinta-feira, 19. O resultado é uma melhora em relação ao relatório anterior, que mostrava déficit de 7,5% em 2021, mas continua bem acima da média pré-pandemia, de 2,9%.

O relatório destaca que seis países da organização tiveram superávit em 2023, enquanto outros 31 registraram déficits. Em 2021, apenas quatro países haviam alcançado superávit.

A OCDE nota que os gastos governamentais também tiveram declínio, de 48,3% do PIB em 2021 a 42,6% do PIB em 2023, graças ao desaparecimento dos estímulos direcionados pelos governos para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19. Ainda assim, na maioria dos países da OCDE, os gastos ficaram acima do período da pandemia, com exceção de Austrália, Noruega, Dinamarca, Suíça, Irlanda, Suécia e Portugal.

Investimentos públicos subiram em média 0,2 ponto porcentual (pp) em países da OCDE em 2023, a 3,5% do PIB, refletindo aumentos em 24 dos 37 países analisados. Especificamente no setor de defesa, os países da organização gastaram em média 2,2% do PIB, enquanto o recorte somente de países da União Europeia (UE) pertencentes à OCDE investiu 1,3%, ambos estáveis em comparação a 2021. Os gastos com defesa dos Estados Unidos caíram de 3,3% a 3%. Dentre os analisados, Israel teve o maior investimento em defesa em 2023, de 6,1% do PIB, aumento de 1 pp.

A pesquisa também mostrou que 59% da população dos países analisados identifica inflação como uma das suas principais preocupações, seguida por desigualdade social (33%) e desemprego (22%). Segundo o relatório, 12,6% dos jovens se enquadravam na categoria “nem estudam, nem trabalham”, queda em relação aos 15% de 2021.

Mais de um terço da população acredita que os governos atendem suas necessidades, contra 41% que discordam dessa afirmação, e quase todos os países da OCDE conduziam revisão de gastos para restaurar suas finanças públicas em 2023.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve