Cerca de 100 profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde, Hospitais Regionais e Municipais de Mato Grosso iniciaram nesta terça-feira (26.11) a capacitação “Um olhar sobre o faturamento hospitalar”.
O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, com objetivo de tornar o faturamento dos serviços realizados nos hospitais mais transparente e, consequentemente, aumentar o aporte financeiro do Estado e dos municípios frente ao Ministério de Saúde.
Conforme explica a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Deisi Bocalon, se os profissionais não souberam informar ao sistema do Ministério da Saúde os procedimentos médicos executados nas unidades de saúde, o teto financeiro enviado pela entidade não aumenta.
“Queremos melhorar o perfil do faturamento do Estado, por meio disso é possível pleitear, junto ao Ministério, o aumento do teto do valor financeiro. Para isso, precisamos provar que estamos utilizando o que o Ministério já nos manda”, explica Deisi.
A diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Aparecida Tomaz, avalia como positiva a capacitação e importante para o aprimoramento dos serviços de média e alta complexidade. “A proposta é sensibilizar os trabalhadores da saúde para que eles executem o processo laboral da área do faturamento hospitalar de forma consciente, eficaz e eficiente, assim o aporte financeiro alarga e os serviços também”, avalia.
Durante o curso, que segue até sexta-feira (29.11), os profissionais vão apreender os instrumentos normativos relacionados aos Sistemas de Informações Ambulatorial (SIA), Hospitalar (SIH) e do Câncer (Siscan); Auditoria Geral do Sistema Único de Saúde, Aspectos da Gestão Hospitalar, entre outros temas técnicos relacionados ao faturamento.
Além de servidores da SES-MT, está entre os palestrantes do evento a Assistente Técnica de Planejamento, Processamento e Cadastro da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Norma Sueli Ferreira S. Américo.