Cidades

Curso sobre faturamento hospitalar visa transparência dos serviços executados

Cerca de 100 profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde, Hospitais Regionais e Municipais de Mato Grosso iniciaram nesta terça-feira (26.11) a capacitação “Um olhar sobre o faturamento hospitalar”.

O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, com objetivo de tornar o faturamento dos serviços realizados nos hospitais mais transparente e, consequentemente, aumentar o aporte financeiro do Estado e dos municípios frente ao Ministério de Saúde.

Conforme explica a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Deisi Bocalon, se os profissionais não souberam informar ao sistema do Ministério da Saúde os procedimentos médicos executados nas unidades de saúde, o teto financeiro enviado pela entidade não aumenta.

“Queremos melhorar o perfil do faturamento do Estado, por meio disso é possível pleitear, junto ao Ministério, o aumento do teto do valor financeiro. Para isso, precisamos provar que estamos utilizando o que o Ministério já nos manda”, explica Deisi.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Silvia Aparecida Tomaz, avalia como positiva a capacitação e importante para o aprimoramento dos serviços de média e alta complexidade. “A proposta é sensibilizar os trabalhadores da saúde para que eles executem o processo laboral da área do faturamento hospitalar de forma consciente, eficaz e eficiente, assim o aporte financeiro alarga e os serviços também”, avalia.

Durante o curso, que segue até sexta-feira (29.11), os profissionais vão apreender os instrumentos normativos relacionados aos Sistemas de Informações Ambulatorial (SIA), Hospitalar (SIH) e do Câncer (Siscan); Auditoria Geral do Sistema Único de Saúde, Aspectos da Gestão Hospitalar, entre outros temas técnicos relacionados ao faturamento.

Além de servidores da SES-MT, está entre os palestrantes do evento a Assistente Técnica de Planejamento, Processamento e Cadastro da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Norma Sueli Ferreira S. Américo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.