Cidades

Curso revela a história e potencial da geografia e cultura de MT

Quer conhecer melhor o Estado de Mato Grosso? No mês que Cuiabá comemora 296 anos, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) promove um curso de extensão com quatro módulos, que trabalha a história, geografia, e a cultura mato-grossense.

O curso está com inscrições abertas e será realizado entre os dias 27 de abril e 3 de maio de 2015, das 13h às 18h, no Instituto, localizado na Casa Barão de Melgaço, em Cuiabá. A carga horária é de 120 horas e é certificado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Esta é uma oportunidade para estudantes secundaristas, de faculdades, ou mesmo que estudam para concurso e estudiosos afins aprimorarem seu conhecimento com uma rica bagagem de informações.

É interessante ressaltar que o local é propício para o estudo, uma vez que o IHGMT foi a residência do Barão de Melgaço em 1919, onde possui um acervo desconhecido por muitos da população cuiabana e de pouco acesso.

 “É uma contribuição que o Instituto está oferecendo para a sociedade mato-grossense para maior e melhor conhecimento da Geografia e História de Mato Grosso, por meio de 19 docentes”, explica o presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira.
O curso incluirá palestras expositivo-dialogadas, acompanhadas de debate e também de orientação sobre as temáticas abordadas.

O primeiro módulo é de História e versará sobre Mato Grosso colonial, imperial e republicano, abordando temáticas variadas, como os primórdios da penetração no território mato-grossenses, marcado pela presença de espanhóis. Seguido de palestra sobre o primeiro capitão-general de Mato Grosso, D. Antônio Rolim de Moura.

Após, acontece uma palestra sobre Cândido Mariano da Silva Rondon, que versará sobre a contribuição desse mato-grossense em benefício do país. Finalizando o primeiro módulo, a política será o grande mote, quando serão analisados dois importantes períodos, o Estado Novo, atingindo a contemporaneidade.

O segundo módulo será dedicado ao conhecimento dos principais acervos de Mato Grosso e seu potencial para a pesquisa. O Arquivo da Casa Barão de Melgaço, o Instituto Memória do Poder Legislativo, o Museu de Pré-História (Casa de D. Aquino) e a potencialidade dos jornais na recuperação da memória regional.

O terceiro módulo será de Geografia, com abordagem das temáticas relativas à questão das fronteiras sul-americanas, o relevo mato-grossense e as potencialidades turísticas, a paisagem urbana das cidades mato-grossenses e uma interessante palestra sobre a toponímia regional.

O quarto de último módulo será dedicado à Cultura de Mato Grosso. Ocasião em que serão apresentados e discutidos o Projeto Cuiabália, o cinema em Mato Grosso, a fotografia e, para finalizar, a música popular mato-grossense e os espaços de cultura.

O curso tem o patrocínio da UFMT, responsável pela titulação do evento, ao lado do IHGMT que, com seu corpo capacitado de membros, levará à população cuiabana e mato-grossense o resultado de muitas investigações e seus resultados.

Para inscrição e mais informações, ihgmt1919@gmail.com. O valor do investimento e de R$ 200 com vagas limitas.

(Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.