O conhecimento dá o tom e dita o ritmo no curso de produção musical com novas técnicas de produção, direção e gravação promovido pelo Sebrae MT com um dos compositores mais requisitados de sua geração, Makely Ka, de 24 a 26 de outubro, em Cuiabá. Voltado para artistas, empresários e profissionais que atuam no setor, o curso vai apresentar
O curso é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo 0800 570 0800. De acordo com a gestora do projeto, Paula Bruehmueller, a expectativa é reunir nesses 3 dias de curso 40 artistas, músicos profissionais e pessoas interessadas em empreender no setor.
“O nosso objetivo é dar continuidade as ações que o projeto redes criativas vem desenvolvendo com o setor, aproximando empresários da música e proporcionando capacitação dos envolvidos, com foco nas boas práticas em apresentações artísticas e na gestão da produção musical”, disse a gestora.
A programação do curso se inicia no dia 24, com estratégias de circulação musical; no dia 25 segue com o tema montagem e gestão de show musical: produção e direção, repertório, músicos, ensaios, equipe técnica, equipe de apoio e equipamentos. O encerramento abordará o processo de gravação de CD e DVD – produção fotográfica.
Entender os novos conceitos do mercado faz parte do dia a dia de quem pretende viver de música em Mato Grosso. Entre as discussões no curso serão analisados os novos nichos de mercado, a cena musical alternativa e a própria música digital, que mudou radicalmente como as músicas são acessadas e consumidas.
O maior desafio é transformar os benefícios da tecnologia e das multiplataformas em oportunidades de crescimento e remuneração dos que empreendem no mercado musical, superando obstáculos como a prática popular de realizar downloads, compartilhamentos e pirataria.
Inovações
Analisar o mercado e descobrir novas oportunidades para transformar a arte musical em um negócio bem-sucedido e, por vezes, enfrentando desafios como a ilegalidade dos produtos piratas.
E as mudanças na cadeia produtiva da música vão desde a seleção do que seria produzido, antes da internet os lançamentos eram determinados pelas grandes gravadoras e cabia ao consumidor apenas consumir, até o cenário atual em que as pessoas possuem imensa autonomia para escolher e baixar músicas grátis.
O Sebrae desenvolveu, em 2016, um estudo nacional de inteligência do mercado da música que analisou as tendências, a convergência das mídias e como promover negócios nesse segmento. O simples ato de ouvir música passou por transformações que influenciaram diretamente as pessoas.
Artistas, gravadoras e distribuidores ainda testam novos modelos de distribuição e comercialização de música por meio de aplicativos, um canal e tanto junto ao aumento do uso de celulares, smartphones e tablets entre a população de todas as classes.
Atualmente, o consumidor pode: ouvir música em qualquer lugar; escolher a música específica que quer ouvir; ouvir faixas antes de comprar e baixar um grande número de arquivos (no caso de um serviço de assinatura mensal); criar uma lista das músicas prediletas e compartilhar entre os amigos; criar e ouvir uma programação de rádio personalizada; descobrir novas músicas através de truetones e sites de streaming; baixar vídeos musicais; comprar um “pacote” do artista (música, videoclipes, entrevistas etc.); interagir com um disco de vinil de alta qualidade com capa e encartes muito bem impressos e com acabamentos diferenciados; integrar seus devices ou dispositivos de modo que comece a ouvir uma música em seu carro enquanto vai para sua casa e, ao chegar, continuar ouvindo em outro aparelho a música de onde parou.
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios.
Sobre Makely ka
É hoje um dos mais requisitados compositores de sua geração e pode ser ouvido em trilhas que criou para cinema, dança e peças de teatro; produziu discos gravados por diversos intérpretes; fez direção artística de shows; já tocou nos principais palcos do Brasil e excursionou por Portugal, Espanha, Dinamarca, Lituânia, Turquia, Grécia e México.
Curso de Produção Musical
Data: 24 a 26 de outubro de 2017
Local: Auditório 4 na sede do Sebrae MT, que fica na Av. do CPA, 3.999 – ao lado da Junta Comercial, em Cuiabá
Horário: das 18h30 às 22h30
Entrada: gratuita e vagas limitadas (inscrições pelo telefone 0800 570 0800)