O Canadá é muito conhecido por ser um país aberto à imigração, então é comum encontrar pessoas das mais diversas nacionalidades em todas as cidades. A culinária do Canadá é difícil de ser descrita, devido às dimensões da região. A dicotomia entre a cultura francesa e britânica existe até hoje entre os canadenses. Isso fez com que o país fosse um dos maiores defensores do pluralismo, que se apresenta em vários aspectos da cultura, na religião, e até mesmo na culinária. Apesar de o país ter alguns pratos típicos, o que é servido nas refeições dos lares canadenses depende muito da origem de seus moradores.
Maple Syrup – O xarope não é exatamente um prato, mas é o alimento mais famoso do país, praticamente é um símbolo canadense. Ele é popularmente consumido com panquecas ou waffles, mas também pode ser usado em outras receitas. A maple é uma árvore do Canadá e sua folha aparece na bandeira do país.
Nanaimo Bar – A barra de nanaimo é a sobremesa típica mais famosa do Canadá. Seu nome faz referência à cidade da província British Columbia e ela é feita com base de bolacha, uma camada de buttercream de baunilha e coberta por creme de chocolate.
Butter Tart – A tortinha surgiu na época de colonização inglesa, são usados açúcar, xarope, ovos, manteiga e massa folheada.
Poutine – É o prato típico mais famoso do Canadá e nada mais é do que uma mistura de batata frita, queijo e molho.
Macarroni and Cheese – é uma massa 'Macarroni' misturada ao molho Bechamel básico e queijos cheddar e parmesão. O que contribuiu para que esse prato se popularizasse foi a facilidade no preparo.
As cidades mais importantes como Montreal, Vancouver e Toronto são centros de cozinha internacional. A cozinha de Quebec caracteriza-se por ser uma cozinha não muito forte e que trabalha sobretudo com produtos da região como o porco, aves e caça. O prato mais tradicional é o Tourtierre, pastel de batata e carne de caça como a perdiz, veado e coelho.
No dia a dia os legumes mais consumidos são: batata, aipo, alface, tomate, pepino, repolho, aspargos, cenoura. Em relação às carnes: todos os tipos. Come-se bastante salmão e camarão, que são até baratos. E o bacon é muito popular, sempre presente no café da manhã. Os canadenses são adeptos do “junk food” tanto quanto os americanos: pizza, cachorro quente, hambúrguer, coxas de frango fritas e batatas. O churrasco canadense é quase sempre de salsicha e hambúrguer. E para finalizar, as frutas mais populares no país são banana, maçã, uva, cereja, melancia, morango, framboesa e blueberry.