Cidades DESTAQUE 3

Cuidados no inverno: “dores no corpo no frio não são mito e podem ser evitadas”, alerta ortopedista

A chegada da frente fria na região Centro-Oeste também requer atenção para prevenir ou aliviar dores corporais. As mudanças no clima, como o ar seco e os ventos fortes, afetam significativamente a circulação sanguínea e as articulações, além dos movimentos da coluna, braços e pernas, como explica o médico ortopedista Fábio Mendonça, cirurgião de coluna vertebral do Hospital HBento.

As dores podem afetar tanto adultos quanto crianças. “É crucial entender a causa das dores, que não são um mito. As pessoas tendem a sentir mais desconforto durante o frio devido a um mecanismo de defesa do organismo. O corpo prioriza órgãos vitais como cérebro, fígado, rins, coração e pulmões”, explicou o médico.

Esta semana, em Mato Grosso, as temperaturas têm variado entre mínimas de 15ºC e máximas de 34ºC, de acordo com o Climatempo. Para se proteger, o corpo naturalmente se contrai.

“Com o frio, os vasos sanguíneos dos braços, pernas, nariz e lábios tendem a se contrair para conservar o calor corporal, o que pode resultar em falta de oxigênio e nutrientes na região central, levando a dores e até tremores”, alertou o especialista.

Outro ponto de preocupação são as articulações, onde o líquido sinovial pode engrossar com a queda de temperatura, causando rigidez e dor.

Cuidados

Para aliviar essas dores, medidas simples como usar luvas, botas e meias adequadas, além de evitar exposição ao frio e ao vento, são recomendadas. A prática regular de exercícios leves, como caminhadas, e hidroginástica em água aquecida também podem ser benéficas. Caso as dores persistam, é aconselhável procurar um médico especialista para tratamento e prevenção de complicações futuras.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.