Serviços de próteses dentárias foram retomados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, beneficiando usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a política municipal de saúde bucal e tem como objetivo promover mais qualidade de vida, autoestima e cidadania aos cuiabanos.
O serviço, que estava temporariamente suspenso, volta a funcionar de forma descentralizada, o que garante mais agilidade e acesso à população. Agora, os atendimentos são realizados em seis Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) — Pascoal Ramos, Dom Aquino, Jardim Vitória, Osmar Cabral, Verdão e Tijucal — além da Clínica Odontológica do bairro Leblon.
Cerca de 14 cirurgiões-dentistas estão mobilizados para realizar os atendimentos, sempre com foco no acolhimento e na qualidade do serviço. As próteses oferecidas são totalmente gratuitas e incluem dois tipos: a Prótese Total Removível (PT), indicada para substituição de toda a arcada dentária, e a Prótese Parcial Removível (PPR), utilizada para preencher falhas parciais na dentição.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, a reabilitação oral representa mais do que um tratamento estético. “Um sorriso saudável influencia diretamente a saúde geral, a comunicação e a confiança. Com a retomada dos serviços de prótese, estamos garantindo mais que saúde bucal, estamos cuidando do ser humano em sua totalidade”, afirmou.
Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde está cadastrado ou a Clínica Odontológica do Leblon para agendar uma consulta com o cirurgião-dentista. Após a avaliação, se houver indicação para o uso de prótese, o paciente será encaminhado para o serviço especializado, onde passará pelas etapas de moldagem, prova, ajustes e instalação final da peça.