Cidades

Cuiabanos lotam academias e correm contra o tempo para ficar em forma no verão

Já virou hábito. Todo final de ano, pessoas de todo o país procuram por profissionais de educação física e por academias para perder peso. A corrida contra o tempo tem explicação: ficar com o corpo sarado para fazer bonito no verão. Geralmente, o período é marcado por férias, quando as pessoas costumam se refrescar do calor nas piscinas ou nas praias.

Os números comprovam o fenômeno. De acordo com dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) em 2018, o país contava com cerca de 33 mil academias.

Para falar sobre o tema, o Circuito Mato Grosso conversou com a personal trainer Flávia Marques. Segundo a profissional de educação física, o fator estético, impulsionado pelo desejo de se mostrar bem fisicamente, é o principal responsável pelo boom nas academias nessa época do ano.

“Nesse período, a maioria das pessoas está de férias e costuma viajar para locais onde a exposição do corpo é maior, e, mesmo quando não viajam, elas se encontram com amigos e querem mostrar que estão saudáveis, com o físico em forma”.

Flávia Marques – Personal Trainer

A personal acredita que a luta contra o tempo para deixar o corpo em dia se deve, muitas vezes, a um planejamento inicial feito no começo do ano e que não foi conquistado no decorrer dos meses. No entanto, ela enfatiza que o curto prazo nem sempre é suficiente para conseguir o físico desejado.

“Esse desespero nos últimos meses, em alguns casos, é para cumprir aquela meta traçada no início do ano, mas que pouca coisa foi feita para alcançá-la. Ou seja, elas deixam para os dois meses finais o que não fizeram nos outros dez. Mas para ter resultado, depende muito dos exercícios realizados e, principalmente, do biotipo da pessoa”.

Além do aspecto da aparência, as questões relacionadas à saúde também são apontadas como fatores estimulantes na hora de se praticar alguma atividade física. Flavia Marques afirma que o número de adeptos, de diferentes faixas etárias, preocupados com a qualidade de vida, cresceu consideravelmente nos últimos anos.

“As pessoas estão adquirindo consciência de que fazer exercícios regularmente aumenta a expectativa e a qualidade de vida. Quando a prática de atividades passa a fazer parte da rotina, elas percebem que se trata de uma dinâmica prazerosa, que as tornam mais saudáveis estética, física e mentalmente”.

Alimentação

Se você pensa que apenas se exercitar é o suficiente para ficar com o corpo e a saúde em dia, se enganou. A nutricionista Marina Portela ressaltou que a alimentação correta é tão importante quanto a prática esportiva no processo de emagrecimento.

Marina Portela – Nutricionista 

“Para quem quer perder peso a adoção de hábitos alimentares saudáveis é essencial. Mesmo que a pessoa faça atividade física, se ela não se alimentar bem e ingerir calorias em excesso, o emagrecimento será dificultado. Por isso a importância de se consultar com um profissional da área”, frisa Marina.

Começar o processo de reeducação alimentar a essa altura do ano pode ser complicado. Afinal de contas, é nessa época que as pessoas aproveitam para se empanturrar com comidas típicas do período das festas, como panetone, peru, pernil, rabanada, entre outros. A nutricionista, no entanto, garantiu que é possível curtir todas as delícias sem passar do ponto.

“Essas preparações [para as festas de fim de ano] acabam sendo bem calóricas, porém, dá para se comer aquilo que se tem vontade, desde que haja moderação, sem exagero nas quantidades. No dia seguinte, volte a se alimentar normalmente, de forma saudável. Não é preciso esperar o outro ano começar”, adverte.

Riscos de tentar emagrecer por conta própria

Tanto Flávia quanto Marina destacam que fazer exercícios e dietas sem o devido acompanhamento podem causar diversos prejuízos físicos e nutricionais, respectivamente. Elas, inclusive, apontaram uma vilã em comum: a internet. Segundo as especialistas, os canais de comunicação voltados com dicas que ajudam no emagrecimento na grande rede mundial podem afetar negativamente o organismo dos praticantes.

“Grande parte das pessoas que busca perder peso está bitolada a uma perfeição e uma realidade idealizada por meio das redes sociais. E sabemos sabe que isso não existe. Mesmo assim, alguns acabam se perdendo nesse ponto”, analisa Flávia.

“Acredito que os influenciadores que produzem esse tipo de conteúdo deveriam ter mais cuidado na prescrição de determinadas atividades para um público geral, pois muitos não estão aptos para executá-las. E isso pode resultar em lesões nas articulações, como joelhos, cotovelos, ombros, ou até mesmo contusões mais sérias, como traumatismos”, completa.

“Com o acesso facilitado às informações na internet, as pessoas tem seguido as dietas da moda. Porém, em diversos casos, esses regimes provocam grandes restrições, que podem levar a deficiências de nutrientes, alterações hormonais e, até mesmo, ocasionar algum transtorno alimentar. Ademais, as chances de reganho de peso se tornam maiores após o reestabelecimento da alimentação normal”, salienta Marina.

Importância de fazer atividades com acompanhamento

“A presença de um profissional qualificado facilita todo o processo, pois além de estipular as metas com base em avaliações físicas, a pessoa se sente mais segura para trabalhar dentro de suas limitações. Outro ponto trabalhado é o lado motivacional, que estimula os atletas a seguirem focados no objetivo almejado”.

Qualidade de vida

Os benefícios da realização de atividades físicas regularmente vão muito além do fator estético ou das questões de saúde. A personal trainer explica que os exercícios podem ajudar os potenciais atletas a melhorar os seus rendimentos também no aspecto profissional.

“Dedicar um tempo do dia para si mesmo, por meio da meditação e da prática esportiva, é fundamental. Ao se exercitar, as pessoas têm mais disposição para executar as tarefas do dia a dia e a tendência é trazer benefícios no desempenho do trabalho, assim como nas relações pessoais”.

Flávia também deixou uma dica para os que trabalham ou estudam o dia inteiro e acabam não tendo tempo para cuidar do corpo. Segundo ela, é possível se obter bons resultados em menos de meia hora de treino. “Uma atividade intensa de 20 minutos pode gerar bons resultados, levando em conta o grau de condicionamento físico da pessoa”.

“Para quem não está habituado a desempenhar exercícios regulares e tem interesse em se cuidar, o recomendado é que a pessoa busque fazer algo que lhe dê prazer, como danças, caminhadas ou mesmo musculação. Isso fará com que a atividade deixe de ser uma ‘obrigação’ e se torna mais divertida e agradável”, finaliza.

 

 

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.