O boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que informa sobre a situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, apontou que Cuiabá, Várzea Grande e outros 14 municípios na fase vermelha – com risco muito alto de contaminação pelo novo coronavírus.
As outras cidades são: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cláudia, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.
Ainda de acordo com o documento, outros 23 municípios estão classificadas na categoria de risco alto para a contaminação pela doença.
São eles: Alto Taquari, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Caranana, Carlinda, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Xavantina, Paranatinga, Planalto da Serra, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Sapezal, Tangará da Serra, Tapurah, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
O boletim também apontou que 40 localidades do Estado estão na categoria de risco moderado para a Covid-19.
O sistema de classificação que aponta o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos, é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.
Medidas restritivas
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, na manhã desta terça-feira (16), a prorrogação das medidas restritivas para controlar o avanço da Covid-19 em Mato Grosso até 4 de abril. Segundo o gestor, a decisão foi necessária devido à falta de leitos de UTI para atender os casos graves da doença no Estado. Ao todo, 80 pacientes estão na fila de espera por um leito de terapia intensiva.
Somente na última semana, entre os dias 8 e 15 (ontem), foram registradas 440 óbitos em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 em Mato Grosso. No mesmo período, 13.672 pessoas foram contaminadas pela doença.
Confira as regras mantidas e válidas para os 141 municípios de Mato Grosso:
– De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, imprensa, hospedagem, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia, telefone e coleta de lixo.
– Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 19h. Aos domingos até o meio-dia.
– Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.
– Fica autorizado o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 20h45m.
– Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
– Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
– Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.
– O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
– Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
– Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.