Opinião

Cuiabá Vermelha

CUIABÁ VERMELHA

Na Cuiabá, terra de: Telé Vieira, Elza Nigro, Lourdes Oliveira, Elza Biancardini, Aidinha Epaminondas, Nini Constantino e Vidú Bastos, antigamente a música era assim: “Senhor Divino, cadê o seu pão? Está lá na casa de Mané Galvão”. Os devotos do Senhor Divino estão todos de plantão aguardando os toques dos sinos da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Na Cuiabá da fé, dia 6 de maio (domingo), às 19h, abertura e levantamento do mastro da Festa do Senhor Divino, na Catedral. A cidade toda festiva, vestindo o vermelho do amor e o branco da paz. No largo da Catedral a bandinha já de plantão a tocar o Hino do Divino: “abre as portas da Igreja Matriz”. O imperador Dalmi Defanti e a imperatriz Gabriela Novis Neves Pereira Lima e os demais festeiros, com o aval do Cura da Catedral Padre Edimilto, darão abertura à festa. O povo religioso, com largo sorriso recebendo os dons do Espírito Santo. É de todo o povo, em coro avisando a chegada da festa tradicional do Senhor Divino. Cuiabá tem memória. Viva o povo cuiabano que tem fé!

VISITA DO DIVINO

Como dizia o sempre lembrado poeta cuiabano José Rabello Leite, “Cuiabá dos meus amores”. A lembrada Residência dos Governadores sempre primou por mesa farta de chá com bolo, sucos, chocolate, chás, enfim toda decorada por Pipito Candia ou Jejé, que elaboravam essa decoração para receber a comitiva da Festa do Senhor Divino. Já na agenda para o dia 7 de maio, na lembrada Residência dos Governadores, o cuiabano governador Pedro Taques juntamente com a sua mãe profª Eda Taques estará recebendo o imperador Dalmi Defanti e a imperatriz Gabriela Novis Neves Pereira Lima, os demais festeiros, o Cura Padre Edimilto Santos da Mota, para benzer as insígnias e os pães para dar-se, então, o começo das esmolas nos quatro costados da cuiabania. O governador Pedro Taques irá oferecer o tradicional chá com bolo para os devotos do Divino, tendo à frente dessa coordenação a senhora Cely Barros de Almeida. Antigamente o governador do Estado intimava todos os secretários do seu staff a participarem dessa importante solenidade da Festa do Senhor Divino. Esperamos que o governador Pedro Taques convoque todos os seus secretários para receber as bênçãos do Espírito Santo. As visitas do Espírito Santo nos lares cuiabanos começam neste dia 7 de maio. Cuiabá abençoada sempre pela luz do Espírito Santo.

REVIRADO CUIABANO

Na tradicional festa secular do Divino Espírito Santo da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, eu assino o menu “Revirado Cuiabano”, o que é visado por muitos na quermesse que acontece dia 20 de maio na Praça Alencastro. O Revirado Cuiabano sempre foi presença obrigatória nas festas de santos e muito solicitado pelos apreciadores da boa mesa. O revirado é feito com patinho grosso moído, alho, sal, cebola, tomate picado, cheiro verde, engrossado com farinha der mandioca. Depois de pronto, coloca-se numa travessa de barro com banana da terra frita, ovos poché, regado com fios de azeite extravirgem, acompanhado de arroz. É de comer gemendo acompanhado de uma boa conserva de pimenta, segundo os papas finos. Era o prato de madrugada, a “energia da noite”. Antigamente algumas famílias tinham preconceito em torno do revirado, que não era servido na boa mesa. Hoje esse prato é muito apreciado nas mais altas camadas sociais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do