Nesta segunda-feira (26) começará a funcionar em Cuiabá o 5° polo de imunização contra a Covid-19, no estacionamento do Teatro do Cerrado Zumira Canavarros, anexo à sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O novo polo terá atendimento com cerca de 600 pessoas agendadas por dia, das 8h às 17h. A estrutura dispõe de quatro postos de triagem, oito de cadastros e nove boxes de vacinação. Além disso, o local tem dois leitos de estabilização, uma equipe médica de prontidão e uma ambulância.
“A descentralização da vacina, já era um projeto do prefeito Emanuel Pinheiro, no entanto vínhamos recebendo quantidades sempre pequenas de doses, mas graças a Deus, as doses estão chegando cada vez com mais frequência, e isso nos possibilitou abrir mais este posto", explicou a secretária de Saúde, Ozenira Félix.
2ª dose garantida a todos:
No evento de lançamento do polo de imunização, realizado nesta sexta-feira (23), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) rebateu as críticas e acusações sobre Cuiabá estar estocando vacinas e afirmou que a gestão está atuando com toda transparência necessária.inado.
“Hoje eu vi nos sites, municípios que já pararam de vacinar, sabe por quê? Porque usaram as 2 doses como 1ª dose, e aqui em Cuiabá não. Aqui quem vacinou a 1ª dose, pode dormir sossegado, que se for Coronavac, daqui a 28 dias, pode ir lá, que você vai tomar a sua 2ª dose. Não existe a menor possibilidade de faltar. Nós não estamos estocando! Estamos cuidando daquilo que não nos pertence, se a pessoa toma a 1ª dose, a 2ª dose pertence a ela. E assim está acontecendo, essa vacina não está estocada, está armazenada com todo o cuidado”, explicou Pinheiro.
A respeito da descentralização, que também vinha sendo alvo de críticas, o prefeito afirmou que sempre foi a favor, no entanto, a partir do momento que Cuiabá recebe mais doses para isso.
“Não nos faltou em nenhum momento a percepção daquilo que a população deseja. Começamos com uma estrutura moderna que durante 90 dias vacinou milhares de cuiabanos, principalmente os idosos no Centro de Eventos do Pantanal. Mas, a partir do momento que sentimos o clamor popular, do MPE, que pediram pela descentralização, não titubeamos em fazê-lo. Entretanto, a descentralização com vacinas, porque não adianta fazer isso sem vacinas. Hoje, por exemplo, já está acabando as doses, estamos zerando já”, concluiu.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o polo da Assembleia Legislativa imunizará a princípio o grupo de idosos que compõem a faixa etária de 60 a 64 anos com a 1ª dose da vacina. É necessário que antes de saírem de casa, as pessoas consultem o seu cadastro através do Site Vacina Cuiabá para saberem o local para onde devem estar se direcionando, bem como o dia e hora da imunização.