Cidades DESTAQUE 1

Cuiabá terá mais chuva forte durante a semana; novos alagamentos devem acontecer

Cuiabá segue em estado de alerta após temporal registrado na terça-feira (08), que coincidiu com o aniversário da cidade. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que o cenário de instabilidade continuará ao longo da semana, com chuvas entre 30 a 100 milímetros e ventos de até 100 km/h nesta quarta-feira (09). A temperatura varia entre 23ºC e 30°C.

A situação não melhora nos próximos dias. Na quinta-feira (10), os termômetros seguem registrando mínima de 23ºC, mas a máxima sobe para 31ºC. A previsão de chuva permanece. Na sexta-feira (11), o padrão climático se mantém, com risco de novos temporais e ventanias.

Os impactos do temporal já são sentidos por moradores e comerciantes. A Avenida do CPA, uma das mais movimentadas da capital, transformou-se em um “mar de lama” devido às obras em andamento do sistema BRT. O caos urbano escancarou problemas de planejamento e execução das obras públicas.

Além das ruas alagadas, centros comerciais como o Shopping Pantanal, Shopping Estação e a estrutura do Shopping Popular foram invadidos pela água. A UPA do bairro Jardim Leblon teve parte da estrutura danificada e precisou evacuar pacientes, transferidos ao Hospital Municipal de Cuiabá.

O alerta do INMET é claro: a população deve redobrar a atenção diante do risco de alagamentos, quedas de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas. Segundo o órgão, o clima deve permanecer instável até pelo menos o final da semana, com temperaturas que não devem ultrapassar os 33ºC.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.