Cidades

Cuiabá suspende cadastro para vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, a coordenação da campanha de vacinação contra o coronavírus em Cuiabá cancelou a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades.

A vacinação deste público ainda não havia começado, apenas o cadastro tinha sido liberado no site da vacinação.

“Nesta quinta-feira (13) abrimos o cadastro para gestantes e puérperas sem comorbidades. Com esta orientação da Anvisa, fechamos o cadastro para esse grupo imediatamente, e os cadastramentos já realizados serão excluídos do site da vacinação”, revelou Valéria de Oliveira, coordenadora da vacinação.

A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades em Cuiabá continuará sendo realizada com o imunizante da Pfizer, uma vez que a Anvisa também orientou a suspender a imunização deste grupo com a vacina da Astrazeneca. Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de laudo médico.

Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose (do grupo de trabalhadores da saúde e forças de segurança), orientações detalhadas serão emitidas em Nota Técnica pelo Programa Nacional de Imunizações e divulgadas pela coordenação da campanha de vacinação de Cuiabá. 

Comunicado

Vacinação de gestantes e puérperas com o imunizante para covid-19 AstraZeneca/Oxford

Em atendimento a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Programa Nacional de Imunizações interrompe temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas COVID-19 AstraZeneca/Oxford. Adicionalmente orienta-se a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas COVID-19 em uso no país visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer). Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica. Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações detalhadas serão emitidas em Nota Técnica pelo Programa Nacional de Imunizações.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.