A primeira edição do “Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá”, que será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, no Centro de Eventos da Acrimat, trará para capital o “Road Show Huawei Solar”, veículo totalmente adaptado e equipado com energia solar. No evento, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) em parceria com a Huawei e apoio de outras empresas do mercado de energia solar, oferecerá no veículo cursos gratuitos sobre instalação de sistemas fotovoltaicos.
O veículo é equipado com um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real que possui estrutura de sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por energia solar.
Energia limpa 24h, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar nas paradas do Road Show, juntamente com a ABGD, e oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na “casa cenário” o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.
Com carga horária de 4 horas, o curso oferece conteúdo programático que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Além dos aspectos técnicos, o curso abordará também as diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promoverá o empreendedorismo.
“Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma Fábio Mendes, diretor de Canais da Huawei para a América Latina.
Além de oferecer o curso gratuito, o projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia, qualificar profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. "Nossa ideia é contemplar no roteiro as principais capitais e cidades mais avançadas no setor de renováveis, promovendo a energia solar na prática", comenta Carlos Evangelista, presidente da ABGD.