Nesta quinta-feira (12) a Prefeitura de Cuiabá anunciou a rescisão do contrato com a empresa Norge Pharma, contratada para gerenciar os medicamentos e insumos no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC).
A rescisão se deu após declarações do responsável pela empresa, Patric Pablo, aos vereadores de Cuiabá durante oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a questão referente aos remédios vencidos encontrados estocados no CDMIC.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a nova equipe gestora da Secretaria possui autonomia para proceder a revisão dos contratos em vigência, e de efetuar adequações ou redirecionar as ações e políticas públicas da área, tendo como intento fortalecer o atendimento à população, principalmente, quanto ao controle de remédios e insumos.
Além disso, o pagamento de todos os serviços contratualizados e, devidamente prestados pela empresa, serão honrados. Ainda segundo a SMS, a competência quanto a definição de novo modelo gerencial a ser implementado será dos gestores da pasta, observando prazo célere.
CPI
A CPI dos Medicamentos foi instaurada em 10 de maio deste ano a fim de apurar a questão referente aos remédios vencidos encontrados estocados no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos (CDMIC) da capital.
A Comissão é composta pelos vereadores Lilo Pinheiro (PDT), que responde pela presidência da CPI; Marcus Brito Junior (PV), responsável pela relatoria; e o tenente coronel Paccola (Cidadania), que figura como membro titular. A Comissão, inclusive, já elaborou um parecer parcial para apresentar as instituições e colocá-las a par de toda a investigação. Além disso, a Politec está auxiliando no trabalho de perícia.