Cidades

Cuiabá recebe semana de conscientização de doação de Medula Óssea

Nos próximos dias, 23 e 24 de maio, começa em Cuiabá a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea. O evento busca aumentar o número de doares, ampliar a discussão sobre o tema e promover a conscientização para que o número de doares se aproxime ao de sangue.

O evento será realizado no Auditório da Universidade de Cuiabá (UNIC) com palestras com médicos importantes, como a hematologista e hemoterapeuta Paloma Borges, a hematologista e oncologista pediátrica Sueli Santos e o hematologista e oncologista André Araújo Crepaldi.  Serão realizados cadastro de doadores de medula óssea nos dias 23 e 24 das 9h às 16h no auditório.

O transplante de medula óssea trata doenças onco-hematológicas (leucemias agudas e crônicas, linfomas de Hodgkin, mieloma múltiplo e síndrome mielodisplásica), doenças hematológicas (aplasia medular ou anemia aplástica severa, anemia de fanconi, hemoglobinopatias: anemia falciforme e talassemia, hemoglobinúria paroxística noturna) e imunoficiências congênitas.

Doação 

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 54 anos e se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Para isso, o possível doador deve procurar um hemocentro, onde fará uma entrevista e será feita a coleta de uma amostra (5 a 10ml) de sangue para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador).

Os dados do doador são inseridos no cadastro de Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

O procedimento de doação pode ser feito com coleta de material pela veia, em que o procedimento dura poucas horas e, quando termina, o doador é liberado. Outra forma é em um ambiente cirúrgico, realizado com anestesia geral ou peridural. Neste caso, exige-se internação de, no mínimo, 24 horas.

Programação 

Segunda (23) – 9h
Local: auditório Milton Figueiredo
Palestra: Paloma Borges (hematologista e hemoterapeuta)

Terça (24) – 9h
Local: auditório do estacionamento da Universidade de Cuiabá (Unic – Beira Rio)
Palestras – André Araújo Crepaldi (hematologista e oncologista) e Sueli Santos Araújo (hematologista e oncologista pediátrica)

 

(Com Assessoria) 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.